A (RE)ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DA SEGURANÇA ALIMENTAR NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA SANTA RITA E SEPÉ TIARAJÚ, MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ(RS) (The (re)organization production: a study of food security in agrarian reform settlements ...)

Autores

  • Tanise Pedron da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • José Antônio Costabeber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2076

Palavras-chave:

Essência de agricultor, Estratégias alimentares, Assentamentos Rurais, Agricultura familiar, Urbanização.

Resumo

Historicamente o homem dependeu do que as terras produziam para garantir sua alimentação. Porém hoje, no meio rural, a carência de alimentos tem simplificado e até diminuído a dieta das famílias. Este artigo tem por objetivo identificar as possíveis razões que limitam os agricultores a incluir na sua organização produtiva estratégias de segurança alimentar, bem como caracterizar alguma provável potencialidade para re-estabelecer qualquer estratégia de segurança alimentar. Para este estudo de caso, adotou-se os assentamentos de reforma agrária Santa Rita e Sepé Tiarajú como universo de análise, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas para realização do trabalho de campo, contando com depoimentos das famílias assentadas mais antigas. Por fim, concluí-se que está ocorrendo um processo em que os assentados, na busca por acompanhar as orientações de adoção de tecnologias em sintonia com o desenvolvimento capitalista, têm contribuído para romper com seu modo de vida específico, que chamamos aqui de essência de agricultor. Somado a esse fato, destaca-se que grande parte dos jovens destes assentamentos está optando por sair do meio rural, com fins de buscar uma renda independente do trabalho agrícola sem comprometimento com a perpetuação da família no lote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tanise Pedron da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Agronomia e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e Extensão Rural (PPGExR). Atualmente professora do Instituto Federal (IFS)

José Antônio Costabeber, Universidade Federal de Santa Maria

Eng. Agrônomo, Mestre em extensão Rural, Dr. em Agroecologia, Campesinato e História, pela Universidad de Córdoba (Espanha). Foi professor e coordenador do curso de Agronomia da UFSM. in memorian

Downloads

Publicado

2014-02-18

Como Citar

Silva, T. P. da, & Costabeber, J. A. (2014). A (RE)ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DA SEGURANÇA ALIMENTAR NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA SANTA RITA E SEPÉ TIARAJÚ, MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ(RS) (The (re)organization production: a study of food security in agrarian reform settlements .). REVISTA NERA, (23), 131–149. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2076

Edição

Seção

Artigo original