OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO CAMPONESA FRENTE À EXPANSÃO DOS AGROCOMBUSTÍVEIS, O ASSENTAMENTO MONTE ALEGRE: ARARAQUARA-SP (The challenges of peasant reproduction against the expansion of agrofuels, the Monte Alegre settlement: Araraquara-SP)

Autores

  • Julia Marques Bellacosa Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2061

Palavras-chave:

agrocombustíveis, campesinato, assentamento Monte Alegre, internacionalização do capital, renda da terra.

Resumo

O atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, marcado por intensas mudanças desencadeadas pelo processo de mundialização do capital, traz fortes consequências para as populações camponesas. Inserido nesse contexto está o avanço dos agrocombustíveis em terras de reforma agrária, através de mecanismos de subordinação da produção camponesa aos complexos agroenergéticos. O crescimento significativo de cultivos para geração de energia ocorre no momento em que os agrocombustíveis são apontados como solução para o futuro do planeta. Dessa forma, o avanço do agronegócio no campo sob o viés dos agrocombustíveis, impõe novos desafios para repensar o campesinato brasileiro. No intuito de refletir sobre essa e outras questões, o artigo ora apresentado constrói uma análise sobre a reprodução do campesinato brasileiro frente à expansão dos agrocombustíveis, tanto cana-de-açúcar, quanto oleaginosas para a produção de biodiesel, sob a perspectiva de um fragmento - o assentamento rural Monte Alegre, localizado na região conhecida como "Califórnia Brasileira", uma área de agricultura modernizada, praticamente monopolizada pelas culturas de cana-de-açúcar e laranja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Marques Bellacosa, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP (2012)

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

Bellacosa, J. M. (2013). OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO CAMPONESA FRENTE À EXPANSÃO DOS AGROCOMBUSTÍVEIS, O ASSENTAMENTO MONTE ALEGRE: ARARAQUARA-SP (The challenges of peasant reproduction against the expansion of agrofuels, the Monte Alegre settlement: Araraquara-SP). REVISTA NERA, (22), 55–81. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2061

Edição

Seção

Artigo original