ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DO MST (Analysis of the main ideological influences in the constitution of the MST)

Autores

  • Nadir Lara Júnior Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1854

Palavras-chave:

política, marxismo, religião, teologias, religiosidade popular.

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar que o MST para se constituir como movimento social se usou basicamente de conteúdos discursivos vindos da política, religiosidade popular e religião para convocar seus participantes a construir um laço social e assim delimitar fronteiras políticas necessárias para sua constituição, de modo a mostrar à sociedade como os brasileiros são capazes de construir seu campo da política de acordo com seus referenciais históricos, políticos, culturais e religiosos. Para isso, destacamos os elementos religiosos e políticos (Teologia da Libertação; Religiosidade Popular, Teologia Pentecostal e o Marxismo) que se apresentam no movimento de maneira sincrética no caso dos elementos religiosos, pois mesclam diferentes teologias em sua estruturação e no caso dos elementos políticos chamamos de marxismo do MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Júnior, N. L. (2012). ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DO MST (Analysis of the main ideological influences in the constitution of the MST). REVISTA NERA, (20), 156–174. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1854

Edição

Seção

Artigo original