A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESTADO E MST NA CONSTITUIÇÃO DE UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA (The interdependence between state and the MST in constitution a land reform settlement)

Autores

  • Sérgio Botton Barcellos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1851

Palavras-chave:

estado, movimentos sociais, interdependência, assentamentos.

Resumo

A partir desse artigo pretende-se discutir o tema das relações de interdependência entre os movimentos sociais e o Estado na constituição dos assentamentos de reforma agrária. Desse modo, esse trabalho tem como problema analisar: quais são as relações de interdependência entre o MST e o Estado na constituição de um assentamento de reforma agrária? A partir disso, pretende-se problematizar quais as inter-relações contidas entre o Estado e a coordenação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na constituição de um assentamento de reforma agrária ao final dos anos 1990 no Rio Grande do Sul. As fontes de pesquisa utilizadas para coletar os dados e as referências nesse trabalho foram obtidas em: bibliografias temáticas pesquisadas; artigos acadêmicos; e percepções a partir de vivências do autor em alguns assentamentos de reforma agrária. Sob essas condições, acredita-se que as características deste assentamento podem ser consideradas como um dos indicadores de quais os rumos, sentidos e desdobramentos das relações de entrelaçamento entre o Estado e o MST no processo de constituição do Assentamento Santa Rosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Barcellos, S. B. (2012). A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESTADO E MST NA CONSTITUIÇÃO DE UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA (The interdependence between state and the MST in constitution a land reform settlement). REVISTA NERA, (20), 83–98. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1851

Edição

Seção

Artigo original