O PAPEL E OS DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO CAMPONESA EM CUBA: ENTREVISTA COM O DIRIGENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AGRICULTORES PEQUENOS (ANAP), MARIO LA O SOSA (the role and challenges of the peasant organization in Cuba...)

Autores

  • Angelina Herrera Sorzano Universidade da Havana
  • Eraldo da Silva Ramos Filho Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

cuba, ANAP, campesinato, soberania alimentar, segurança alimentar.

Resumo

Mario La O Sosa é um histórico dirigente da Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP) - Cuba, onde atuou na base, nos municípios, nas províncias orientais do país, desempenhou responsabilidades na direção de café, cacau e florestais, esteve a frente da direção jurídica por cerca de 20 anos, e, há sete anos é o chefe do Departamento de Relações Internacionais e Projetos de Cooperação desta Organização Não-Governamental. Nesta entrevista concedida aos investigadores Eraldo da Silva Ramos Filho e Angelina Herrera Sorzano, em 14 de fevereiro de 2008, na sede da ANAP no bucólico bairro de Vedado, em Havana – Cuba, La O Sosa aborda temas como: a formação, princípios e diretrizes da ANAP; como tem sido a participação política dos camponeses na história cubana a partir do século XIX, seu papel na revolução que triunfou em 1959; a importância da lei de reforma para o desenvolvimento econômico do país, seu sentido de aliança entre Estado e os camponeses; detalhes sobre a natureza da propriedade privada da terra, a questão dos agrocombustíveis e as políticas a favor do papel dos camponeses na consolidação da soberania alimentar; por último são analisadas as perspectivas do campesinato do mundo contemporâneo. Esta entrevista foi realizada no marco das atividades investigativas do projeto de cooperação científica internacional, financiado pela CAPES e com apoio logístico do MES – Cuba, intitulado “Estudo comparativo das transformações recentes no campo brasileiro e cubano (1994 – 2005)”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Sorzano, A. H., & Ramos Filho, E. da S. (2012). O PAPEL E OS DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO CAMPONESA EM CUBA: ENTREVISTA COM O DIRIGENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AGRICULTORES PEQUENOS (ANAP), MARIO LA O SOSA (the role and challenges of the peasant organization in Cuba.). REVISTA NERA, (19), 136–151. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1803

Edição

Seção

ENTREVISTA