Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista NERA tem como foco principal a publicação de temas relacionados à questão agrária, desenvolvimento territorial, movimentos socioterritoriais e socioespaciais do campo e da cidade e demais temas relacionados em múltiplas escalas. São publicados textos em português, espanhol, inglês e francês. Os textos submetidos à Revista NERA devem ser inéditos. Em casos específicos de solicitação, o Conselho Editorial pode julgar a pertinência da publicação de textos já publicados em outros países e que apresentem destacada contribuição à linha editorial da revista. Os tipos de trabalho aceitos pela Revista NERA são:

- artigos científicos apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;

- notas, observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relacionados à temática da revista;

- resenhas críticas de livros, artigos, teses e dissertações;

- traduções de textos envolvendo temática relevante e inovadora sobre questão agrária e em Geografia;

- relatórios de trabalhos de campo;

- transcrições de palestras e conferências ministradas em eventos acadêmico-científicos.

Os originais serão apreciados pela coordenação de publicações, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es).

Com o intuito de promover o debate entre os autores, a Revista NERA incentiva os autores a buscarem nos números anteriores da revista os trabalhos que tratem da mesma temática objeto do artigo submetido.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da coordenação de publicações e/ou do conselho editorial.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

POLÊMICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATÓRIO DE CAMPO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Primeiramente é efetuada a avaliação técnica de cada trabalho submetido à Revista NERA, na qual se analisa o cumprimento das normas técnicas (diretrizes para autores) e políticas editoriais. Em caso de não adequação técnica, ausência de documentos e informações (Declaração de Contribuição Individual e OrcID), o artigo é devolvido para o (a) autor (a) para a alteração  em um prazo de 15 dias após a notificação. Apenas após este procedimento, o trabalho é submetido a avaliação científica. Caso não haja retorno do (a) autor(a) neste prazo, o artigo será arquivado.
 
Cada trabalho submetido à Revista NERA é avaliado por dois pareceristas do conselho científico e, em havendo grande discrepância entre os pareceres o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. Esporadicamente a revista solicita a contribuição de pareceristas ad hoc. O prazo dado aos pareceristas para o parecer é de 30 dias, contudo, quando o número de artigos submetidos é muito grande o processo pode tomar mais alguns dias. Aos autores é dado um prazo de 30 dias para ralizar as alterações sugeridas pelos avaliadores. Caso haja discordância dos autores em relação à avaliação feita pelos membros do corpo editorial, a coordenação de edição da revista intermedia a discussão entre as duas partes.

 

Periodicidade

De janeiro de 1998 à dezembro de 2015 a Revista NERA foi publicação semestral. A partir de janeiro de 2016, a Revista NERA possui periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Missão

Produzir e difundir o conhecimento sobre a questão agrária, desenvolvimento territorial, movimentos socioterritoriais e socioespaciais do campo e da cidade e temas relacionados em diferentes escalas através da publicação de artigos científicos, notas, relatórios de campo e resenhas de pesquisadores de instituições científicas e movimentos sociais.

 

Políticas editoriais da Revista NERA – Compromissos e responsabilidades

Em consonância com a política de ética e integridade na prática científica instaurada pelo CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/106200), a comissão editorial da Revista NERA ressalta que:

 

É de competência do(s) autor(es):

- Submeter à revista apenas artigos inéditos, os quais devem fazer referência ao apoio financeiro (quando houver) e as referências bibliográficas;

- Não é admitido plágio ou a publicação do mesmo artigo em outro periódico científico;

- Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s);

- Todos os dados apresentados devem ser idôneos e autênticos;

- O(s) autor(es) indicados no(s) artigo(s) devem ter participado da elaboração do(s) artigo(s). E, quando solicitado(s), deve(m) revisar e corrigir o artigo.

 

É de competência da comissão editorial:

- Rejeitar ou aceitar os artigos submetidos para avaliação por pares;

- Conduzir o processo avaliativo de forma confidencial e sigilosa;

- Preservar o anonimato do(s) revisor(es), que deve(m) ser imparcial(is) no caso de possíveis conflitos de interesses com a pesquisa, autores e/ou agências de fomento;

- Apresentar ao(s) autor(es) uma avaliação clara e objetiva dos artigos submetidos;

- Publicar, somente, artigo(s) corrigido(os) pelo(s) autor(es);

- Corrigir possíveis erros editoriais e, caso necessário, publicar retratações.

 

Indexação

De acordo com a avaliação da CAPES referente ao período de 2013-2016, a Revista NERA é classificada como QUALIS A2 e possui as seguintes indexações e bases bibliográficas: Latindex, GeoDados, Sumários.org, Gale, Periódicos, Diadorim, DOAJ e REDIB.

 

Idiomas

A Revista NERA aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

 

Responsabilidade pelos conteúdos publicados

Os conteúdos submetidos e publicados na Revista NERA são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação na Revista NERA.

 

Co-autoria

Os artigos submetidos à Revista NERA, salvo casos excepcionais, devem conter a autoria máxima de três autores. Ressaltando que tanto os autores, quanto os co-autores devem participar de todas as fases de produção do artigo. Nos artigos com mais de um autor (a), é obrigatória a submissão da declaração de contribuição individual. Excepcionalmente após a análise do comitê científico, a Revista NERA pode aceitar ou não artigos com mais de três autores.

 

Endogenia

A cada edição regular será permitido a publicação de, no máximo, 30% de artigos de autores vinculados à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Cada autor (a) poderá publicar um artigo na Revista NERA apenas uma vez por ano.

 

Encargos e taxas

A Revista NERA não cobra quaisquer taxas ou encargos financeiros para a submissão, publicação e acesso aos artigos publicados no sistema de nossa Revista.

 

Tradução de textos

Textos submetidos e aprovados pelo Conselho Científico da Revista NERA poderão ser indicados para a tradução para o idioma inglês para a publicação na Revista NERA. O Conselho Editorial da Revista NERA indicará profissionais para este trabalho e os custos de tradução serão responsabilidade exclusiva do (s) autor (es). O trabalho de tradução de textos selecionados para a publicação é feito exclusivamente por profissionais indicados pela Revista NERA.

 

Modelo de declaração de contribuição individual

A declaração de contribuição individual é solicitada apenas para artigos com mais de um autor. Consiste em uma declaração que expresse a contribuição de cada autor (a) para a redação do manuscrito. O arquivo deve ser submetido como documento suplementar (formatos doc., docx. ou PDF) seguindo o modelo abaixo.

 

Modelo: As contribuições científicas presentes no artigo foram construídas em conjunto pelos (as) autores (as). As tarefas de concepção e design, preparação e redação do manuscrito, bem como, revisão crítica foram desenvolvidas em grupo. O autor ______________ ficou especialmente responsável pelo desenvolvimento teórico-conceitual; o segundo autor __________________, pela aquisição de dados e suas interpretação e análise; e o terceiro ____________________, pelos procedimentos técnicos e tradução do artigo.