REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROJETOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Nildo Aparecido Melo FCT Unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i11.946

Resumo

A crise que recai sobre o mundo do trabalho deve ser entendida no contexto de um processo de reestruturação do capitalismo contemporâneo, com consequências sobre a organização do trabalho na produção e no redimensionamento do processo produtivo. A inserção do Brasil nesse conjunto de transformações reestruturantes é passiva e subordinada aos interesses dos organismos internacionais e dos países desenvolvidos, tendo como consequência a desestruturação do mercado de trabalho nacional, com a elevação das taxas de desemprego, a informalidade do mundo do trabalho e a deterioração/precarização das condições e relações de trabalho. Em Presidente Prudente, também se observou um processo de desestruturação/precarização do trabalho, com a manutenção do desemprego elevado, a informalidade do trabalho, a alta rotatividade da mão-de-obra e a concentração de trabalhadores desempregados nas áreas periféricas do município. Nesse sentido, a análise dos projetos de economia solidária desenvolvidos na escala local torna-se necessária para a compreensão dos impactos das políticas públicas de enfrentamento do desemprego e da precarização do mercado de trabalho na escala geográfica analisada.

Palavras-Chave: Mercado de trabalho, desemprego, precarização do trabalho e economia solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

MELO, N. A. REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROJETOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PRESIDENTE PRUDENTE. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 11, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v2i11.946. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/946. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos