PESQUISA E PEREGRINAÇÃO NO ESPAÇO ANDALUZ: BASES À EDUCAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOGRÁFICO

Autores

  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i13.943

Resumo

O estudo apresenta os desafios de uma investigação que liga o patrimônio ambiental do sul de Espanha com as tradições festivas regionais. Pautado nas propostas da imaginação científica da espacialidade como comunicação cultural (BACHELARD, 2009; FERRARA, 2008), o presente artigo reúne três fases da investigação qualitativa sobre os vínculos de dois importantes patrimônios da região ocidental de Andaluzia.  Trabalha a celebração e as irmandades de N. S. do Rocio com o sistema de unidades de conservação do Parque Doñana (Huelva – Espanha). O objetivo principal é mostrar a interação teórica e vivenciada desses bens que devem ser reconhecidos como santuários contemporâneos. Para isso, três fatores pilares da pesquisa foram destacados na análise geográfica. São eles: a conservação, a inovação, e a visitação. Como resultado, demonstra o exercício de peregrinação do autor como uma estratégia de elaboração do simbólico é redefinida pelo uso ritual (e turístico) do patrimônio geográfico “Rocío/Doñana”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Geografia (U. Sevilla) e Turismo (ECA-USP).

Doutorado (1999) e Mestrado (1993) em Geografia Humana - FFLCH-USP

Geógrafo e Licenciado em Geografia. Atualmente Professor Adjunto IV do Departamento de Geografia da UFC como atuação nas áreas de Geografia do Ensino e Espaços Culturais

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D. PESQUISA E PEREGRINAÇÃO NO ESPAÇO ANDALUZ: BASES À EDUCAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOGRÁFICO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 13, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v1i13.943. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos