O papel do poder público no processo de interação na formação de ambientes inovadores: o Centro Incubador de Empresas (CIE) e o parque tecnológico de São José do Rio Preto (São Paulo)

Autores

  • Gabriel Mendes Araujo Universidade Estadual Paulista "Julho Mesquita Filho", UNESP. Campus FCT- Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Maria Terezinha Serafim Gomes Unesp-FCT

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v8i15.7008

Resumo

A inovação torna-se fundamental para busca de competitividade entre empresas e regiões. É nesse contexto que insere as incubadoras de empresas e Parques Tecnológico. No Brasil há várias políticas de incentivos que auxiliam e dão apoio para implantação de incubadoras e Parques Tecnológicos, como a Lei de Inovação, em 2004 e o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), criado em 2009. Graças a essas políticas no país, os Parques tecnológicos ganham dimensão a partir dos anos 2000. Em São Jose do Rio Preto há a formação de um ambiente de inovação a partir da criação do Centro Incubador de Empresa (CIE) de base tecnológica e também do Parque Tecnológico.  O objetivo deste artigo é analisar a interação entre a incubadora de empresas de base tecnológica e a formação do Parque tecnológico de São José do Rio Preto, destacando a atuação do poder público . A elaboração deste trabalho baseou-se em revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados e informações em órgãos públicos e pesquisa de campo realizada junta às empresas do Centro Incubador de Empresas, bem como visita ao Parque Tecnológico e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Palavras-chaves: Inovação; Poder Público; Parques Tecnológicos- Incubadora de empresas

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Mendes Araujo, Universidade Estadual Paulista "Julho Mesquita Filho", UNESP. Campus FCT- Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estudante de geografia, na vertente geografia econômica e área da inovação

Maria Terezinha Serafim Gomes, Unesp-FCT

Professora do departamento de geografia

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MENDES ARAUJO, G.; SERAFIM GOMES, M. T. O papel do poder público no processo de interação na formação de ambientes inovadores: o Centro Incubador de Empresas (CIE) e o parque tecnológico de São José do Rio Preto (São Paulo). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 15, p. 112–135, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v8i15.7008. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7008. Acesso em: 28 mar. 2024.