Caracterização e uso da paisagem de São Domingos- GO para atividade turística: uma alternativa frente ao avanço da monocultura Characterization and use of the landscape of São Domingos-GO / For tourism activity: an alternative in the advance of monoculture advancement

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6567

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a caracterização físico-natural do município de São Domingos, localizado no estado de Goiás e assim fornecer subsídios necessários  para que o município seja polo de desenvolvimento da atividade turística ligada a natureza e por conseguinte uma alternativa para geração de renda. O trabalho foi realizado devido a região possuir uma beleza cênica ímpar e que sobre pressão dos agricultores em razão de haver, em grande parte de sua área, latossolos, que são solos profundos, porosos, bem drenados, bem permeáveis, friáveis e de fácil preparo que com as devidas correções química seu uso para a agricultura se torna perfeito. A atividade intensiva desenvolvida nessas áreas é prejudicial não somente do ponto de vista natural, como do ponto de vista econômico, visto que as propriedades pertencem a grandes latifundiários. Frente a esse cenário, o turismo pode ser uma alternativa para a proteção dos recursos naturais e também para o crescimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ferreira de Aguiar Junior, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Estudos Socioambientais

Possuo graduação em curso Superior de Tecnologia em Gestão Turística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2010). Graduado e em Geografia pela mesma Universidade em 2016. Foi bolsista PIBIC (2014) na área de epistemologia da Geografia. Atua, desde 2015, como voluntário no projeto Propostas Metodológicas para o Ensino de Clima no estado de Goiás, tendo participado do Lemann Creative Learning Institute, em Janeiro de 2016, no Massachusetts Institute of Technology. Atualmente atuo como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis. Ministro aulas nos cursos técnicos de Edificações, Química e Comércio Exterior. Atualmente (2019) atuo como professor na rede municipal de Goiânia. Também atuo junto ao Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável na execução do projeto Aula Digital no município de Goiânia.

Ivanilton Jose de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Iesa.

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (1991); licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1996); mestre (2002) e doutor (2008) em Geografia pela Universidade de São Paulo, e com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professor Associado da Universidade Federal de Goiás desde 1997, onde atua na pesquisa, na extensão e no ensino de graduação e pós-graduação, em disciplinas e temas relacionados à cartografia geográfica, com ênfase em cartografia temática e cartografia do turismo. Ex-coordenador do Curso de Graduação em Geografia no Campus Jataí da UFG (1997-1998) e do Curso de Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG, onde também foi Vice-Diretor (2002-2004) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2012-2014). Atuou como Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da UFG, no cargo de Coordenador das Licenciaturas (2008-2010), Coordenador Institucional do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2009-2012) e Coordenador do PROLICEN - Programa de Bolsas de Iniciação Científica para as Licenciaturas (2008-2010). Foi membro eleito do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG - FUNAPE (2016-2019) e é atualmente Diretor do Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (2018-2020)

Juliana Ramalho Barros, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Iesa.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro - SP. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, onde fundou o Laboratório de Climatologia Geográfica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais e já exerceu as funções de Coordenadora do curso de graduação em Geografia e Vice-Diretora do Instituto. Tem experiência em Climatologia Geográfica e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos regionais, ensino de climatologia, saúde ambiental e aprendizagem criativa. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG - Goiânia, com orientações em nível de mestrado e doutorado. Realiza pesquisas sobre inovação no ensino de ciências; chefiou convênios entre a UFG, a California State University Northridge e a University of Massachussets - UMass Amresth; estabeleceu convênio de cooperação em pesquisa entre a UFG e a Universidade Nacional da República Tcheca; atualmente coordena projeto sobre práticas para o ensino de climatologia e seus conteúdos escolares, financiado pelo CNPq, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology - MIT MediaLab

Referências

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ANDRADE, J. V. Turismo fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 1995.

BARREIRA, C. C. M. A. Vão do Paranã: estruturação de uma região. Brasília: Ministério da Integração Nacional; Goiânia: UFG, 2002.

BARRETO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 13. ed. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2003.

BARTORELLI, A. et al. Geologia do Brasil. 1. ed. São Paulo: BECA, 2012.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 5. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

BRAGA, Adriana Reatto dos Santos. Cerrado: Ecologia e Flora Vol.1. 1. ed. Brasília. Embrapa Informações Tecnológica, 2008.

CPRM - SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Disponível em < http://geosgb.cprm.gov.br/>. Acesso em: 10 jul. 2017.

GUERRA, A. J. T. Geomorfologia ambiental. 6. ed. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 2014.

GOIÁS TURISMO. Disponível em: <http://www.goiasturismo.go.gov.br>. Acesso em: 18 jul. 2017.

IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: <https://www.imb.go.gov.br/>. Acesso em: 8 jul. 2017.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://www.inpe.br>. Acesso em: 9 jul. 2017.

KARMANN, Ivo. Carste e cavernas no Brasil: distribuição, dinâmica atual e registros sedimentares, breve histórico e análise crítica das pesquisas realizadas no âmbito do IGc USP. Tese (Livre-Docência). São Paulo, 2016.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em:

<https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/download/>. Acessado em: 20 jul. 2017.

Ministério do Meio Ambiente – ICMBio. Disponível em: < http://www.icmbio.gov.br/portal/> em: 05 de ago. 2017

MTUR- Ministério do Turismo. Disponível em: < http://www.turismo.gov.br/>. Acessado em: 14 jul. 2016.

OLIVEIRA, Ivanilton José de. Turismo no Cerrado. Revista UFG, Goiânia, Ano XII, n. 9, p. 49-56, dez. 2010.

TCM – Tribunal de Contas dos Munícipios do Estado de Goiás. Portal do Cidadão. Disponível em: https://www.tcm.go.gov.br/portaldocidadao. Acesso em: 26 jul. 2017.

UNWTO – World Tourism Organization. Disponível em: <http://www2.unwto.org/>. Acesso em: 18 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

AGUIAR JUNIOR, P. R. F. de; DE OLIVEIRA, I. J.; BARROS, J. R. Caracterização e uso da paisagem de São Domingos- GO para atividade turística: uma alternativa frente ao avanço da monocultura Characterization and use of the landscape of São Domingos-GO / For tourism activity: an alternative in the advance of monoculture advancement. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 14, p. 121–138, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v7i14.6567. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6567. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos