Geodiversidade, geoconservação e turismo sertanejo na porção sudeste do município de Capitão de Campos, norte do estado do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i17.6422

Resumo

Alguns pontos do espaço geográfico apresentam características excepcionais, ocasionadas por fatores distintos. Em alguns casos essa combinação de características proporciona alto grau de beleza cênica, gerando visitação por parte das pessoas, essa visitação pode ser benéfica ou desvantajosa, a depender principalmente do controle de acesso e modo de utilização. A geoconservação no Nordeste brasileiro vem constituindo-se principalmente através do Turismo Sertanejo. Esta obra tem como área de estudo a porção Sudeste do Município de Capitão de Campos, localizado ao norte do estado do Piauí. O presente trabalho objetivou identificar e caracterizar áreas com distinta geodiversidade na parte sudeste do município de Capitão de Campos, norte do estado do Piauí e, ainda, mensurar os Valores Turísticos (Vtur) de cada geossítio ou sítio da geodiversidade identificado, buscando subsidiar ações de geoconservação e planejamento ambiental par uso racional dessas áreas. A metodologia constituiu-se em revisão bibliográfica e pesquisa de campo ocorrida no dia 17 de março de 2019. O Vtur dos locais mapeados apresentou média baixa, apesar de sua expressiva relevância e beleza cênica, respectivamente. Isto ocorre principalmente pela ausência de infraestrutura e mecanismos de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineldo de Brito Lima, Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI)

Atualmente é professor vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), com lotação na Unidade Escolr Hesíchia de Sousa Brito. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia e ensino de Geografia.

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de Doutorado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, em regime de Dedicação Exclusiva. É parecerista ad hoc de 7 periódicos científicos, com foco na área de Geografia. Faz parte do Grupo de Estudos em Geografia Física (UFPI), Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (UFPI) e Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IFPI). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Desastres Naturais (Secas e Inundações), Desertificação, Vulnerabilidade socioespacial, Unidades de Conservação, Análise e Mapeamento Geoambiental, Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

LIMA, M. de B.; DOS SANTOS, F. de A.; CUNHA, S. M.; ARAUJO, R. S. da S. Geodiversidade, geoconservação e turismo sertanejo na porção sudeste do município de Capitão de Campos, norte do estado do Piauí. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 17, p. 64–79, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v2i17.6422. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6422. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)