A produção de leite bovino e a atuação dos órgãos públicos agropecuários para a assistência e o auxílio ao setor na microrregião geográfica de Ituiutaba/MG / The production of bovine milk and the action of the agricultural public bodies for assistance and aid to the sector in the geographical micro-region of Ituiutaba/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6397

Resumo

O objetivo desta investigação visa conhecer as ações desenvolvidas pelos órgãos públicos agropecuários da Microrregião Geográfica de Ituiutaba (MRG-017) e a opinião que os gestores destes órgãos possuem em relação a produção de leite bovino e a sua importância no cenário local/regional. Para a elaboração deste artigo foi fundamental a realização da pesquisa bibliográfica sobre a transformação do espaço e as dinâmicas resultantes da reprodução do capital, dando enfoque ao setor produtivo agropecuário e, em especial, a pecuária de leite bovino; posteriormente, coletou-se dados secundários sobre a produção de leite no site do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE); realizou-se trabalhos de campo para a produção de informações por meio da técnica da entrevista com questionário estruturado aos gestores dos órgãos mantenedores e promotores do setor agropecuário destas unidades territoriais. Por fim, analisou-se os dados secundários e as informações obtidas em campo, verificou-se o panorama da produção leiteira, como também, a atuação dos órgãos agropecuários locais para o desenvolvimento deste setor produtivo. Deste modo, foi possível averiguar que existem lacunas que devem ter uma atenção especial para o incremento desta atividade, sobretudo, relacionado ao desenvolvimento de ações para auxiliar o produtor leiteiro, as quais poderão potencializar a bacia leiteira dessa microrregião, gerando maior dinamismo econômico e sustentação da demanda por este produto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria, RS. Bolsista CAPES. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na mesma Universidade. Bolsista CAPES (2016). Especialista em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2017), na mesma Universidade. Graduado em Geografia com habilitação em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) / Campus Pontal, em Ituiutaba, MG (2014). Discente Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA). Atuo como educador desde 2016 por meio de aulas particulares e no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) no Centro Educacional DOM / Polo Santa Maria, RS.

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/ Imaculada Conceição - FIC- Santa Maria (1981); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982); Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1983); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1986) e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1997). Atualmente é professora Titular no Departamento de Geociências/UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura Plena e no Programa de Pós - graduação em Geografia da UFSM orientado mestrado e doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Regionais e Agrários, NERA - UFSM. Coordenadora do Curso de Geografia Licenciatura- EAD. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Regional, atuando principalmente nos seguintes linhas: Organização do Espaço, Região e Regionalização, Geografia Cultural, Desenvolvimento local/regional e Geografia Agrária.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

SOUTO, T. S.; BEZZI, M. L. A produção de leite bovino e a atuação dos órgãos públicos agropecuários para a assistência e o auxílio ao setor na microrregião geográfica de Ituiutaba/MG / The production of bovine milk and the action of the agricultural public bodies for assistance and aid to the sector in the geographical micro-region of Ituiutaba/MG. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 14, p. 99–120, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v7i14.6397. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6397. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos