Restauração ecológica de Áreas de Preservação Permanente e pagamentos por serviços ambientais

Autores

  • Mariana Lopes Nishizima Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente
  • Giovana Piai Hilário

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i9.6346

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Restauração Ecológica de Áreas de Preservação Permanente e Pagamentos por Serviços Ambientais com discussão acerca da importância da água enquanto garantia da vida na Terra, bem como a possibilidade de gestão e planejamento envolvendo duas partes beneficiário-provedor constituidores de projetos PSA que visam proteção e recuperação dos recursos hídricos e biodiversidade. Ciente dos conjuntos de legislações ambientais e fazendo-o uso do mesmo, é possível realizar projetos que garantam a qualidade ambiental para gerações presente e futuras, como assegura o artigo 225 da Constituição Federal de 1988. A gestão ambiental no Brasil tem avançado cada vez mais no que diz respeito a conscientização da população e na fiscalização dos poderes públicos. Atualmente encontra-se diversas metodologias para a aplicação da Restauração Ecológica de um Área, os quais devem ser cuidadosamente analisados, buscando aqueles que oferecem não somente resultados, mas principalmente menor impacto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lopes Nishizima, Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente

Mestranda em Geografia (Acadêmico) pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP Campus de Presidente Prudente. Graduada em Licenciatura e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente membro do Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera, sob orientação do Professor Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, solos, vulnerabilidade, meio ambiente, mapeamento, geotecnologia, estereoscopia, ensino, conservação e eventos relacionados a geografia.

Downloads

Publicado

2019-03-21

Como Citar

NISHIZIMA, M. L.; HILÁRIO, G. P. Restauração ecológica de Áreas de Preservação Permanente e pagamentos por serviços ambientais. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 9, p. 66–77, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v1i9.6346. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6346. Acesso em: 16 abr. 2024.