Geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos, mapeamento de declividade e relevo: Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Piracicaba, Capivari e Jundiaí – 05 /PCJ

Autores

  • Márcio José Celeri Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0003-3905-0657
  • Thiago da Rocha Vasconcelos Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão.
  • Rodrigo Lilla Manzione Graduação em Agronomia pela UNESP e Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE
  • Luiz Rafael Rizzo raduação em MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - Fatec Jahu e Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA.

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i9.6336

Resumo

A bacia hidrográfica enquanto unidade de planejamento tem se mostrado como importante ponto de análise na sociedade atual, muito por conta dos usos desempenhados pelo ser humano em sua área, seja relacionada à ocupação ou mesmo a interesses econômicos, fato é que os recursos hídricos tem estado a frente de discussões e demandas quando se refere a esse espaço. Nessas demandas estudos variados são requeridos, como no caso do mapeamento de declividade e relevo aliado às geotecnologias, que auxiliam no gerenciamento, planejamento e tomada de decisões. Dessa forma esta pesquisa toma como objetivo analisar a classificação do relevo via elaboração de mapa e identificação da porcentagem de áreas frágeis, com auxílio de mapeamento de declividade da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 05 – Piracicaba, Capivari e Jundiaí (UGRHI 05 - PCJ), conhecida como Bacia do PCJ, localizada nos estados de São Paulo e Minhas Gerais com área aproximada de 15.320 km², sendo cerca de 92% no estado de São Paulo e 8% em Minas Gerais, o estudo leva em consideração somente a área de abrangência do estado de São Paulo. Constando-se que: 13% da área (182.085 hectares) total da bacia apresentam restrições de usos e ocupação por conta de sua declividade ser superior a 20% em contrapartida 87% da Bacia PCJ se mostra com devido planejamento susceptível à usos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio José Celeri, Universidade Federal do Maranhão

Graduado e Doutor em Geografia 

Professor do Departamento de Geciências e Mestrado em Geografia e Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão.

Thiago da Rocha Vasconcelos, Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão.

Rodrigo Lilla Manzione, Graduação em Agronomia pela UNESP e Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE

Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã. 


Downloads

Publicado

2019-03-21

Como Citar

CELERI, M. J.; VASCONCELOS, T. da R.; MANZIONE, R. L.; RIZZO, L. R. Geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos, mapeamento de declividade e relevo: Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Piracicaba, Capivari e Jundiaí – 05 /PCJ. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 9, p. 37–50, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v1i9.6336. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6336. Acesso em: 23 abr. 2024.