Impasses sobre a urbanização e a produção de água no Sistema Produtor Alto Tietê: estudos sobre a evolução da mancha urbana e impactos ambientais no município de Suzano-SP

Autores

  • Eduardo Martins Vallim Universidade Federal do ABC
  • Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i9.6331

Resumo

Resumo

O avanço da urbanização na Região Metropolitana de São Paulo traz consigo um grande impasse entre a preservação dos recursos hídricos e a política habitacional adotada nesta região. O modelo de urbanização caracterizado pela lógica de acumulação fordista excludente tem levado um estado de bem estar social a uma parcela restrita da população. Atrelados ao rápido crescimento urbano e o aumento da demanda tem-se a supervalorização dos imóveis nesta região, induzindo desta forma a ocupação das áreas mais periféricas, como as áreas de mananciais, locais de interesse ambiental e restrição ao provimento de infraestrutura e à atuação do mercado formal de terras, ocasionando assim no aumento da irregularidade. Este processo é evidenciado no município de Suzano-SP, localizado na região e que integra o Sistema Produtor Tietê Cabeceiras. A evolução da mancha urbana nesta região, principalmente sobre as áreas de mananciais como a represa Taiaçupeba, demanda grande atenção do poder público no sentido de prover políticas habitacionais de caráter inclusivo, juntamente com a preservação dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Martins Vallim, Universidade Federal do ABC

Graduação (licenciatura e bacharelado em Geografia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus Experimental de Ourinhos. 

Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Ourinhos.

Mestrado Acadêmico pela Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (finalizando). 

Downloads

Publicado

2019-03-21

Como Citar

VALLIM, E. M.; TRAVASSOS, L. R. F. C. Impasses sobre a urbanização e a produção de água no Sistema Produtor Alto Tietê: estudos sobre a evolução da mancha urbana e impactos ambientais no município de Suzano-SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 9, p. 05–22, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v1i9.6331. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6331. Acesso em: 19 abr. 2024.