Utilização do método de curvas de recessão na avaliação de reservas reguladoras de aquíferos: uma ferramenta de planejamento urbano ambiental

Autores

  • Giselly Peterlini Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina
  • José Paulo Peccinini Pinese Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina
  • André Celligoi Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-3221-6626

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i9.6297

Resumo

A expansão das cidades e o crescimento populacional podem intensificar o uso de recursos hídricos. O gerenciamento destes recursos apresenta diversas interfaces com o planejamento urbano, uma vez que a água é um elemento fundamental na gestão urbana e regional, devido ao seu potencial de induzir ou dificultar o desenvolvimento social e econômico. Foi realizada uma avaliação das reservas reguladoras subterrâneas na bacia do Ribeirão Cafezal através do método de análise das suas curvas de recessão, bem como da situação atual de consumo de água subterrânea. Foram elaboradas hidrógrafas para observação do período de recessão do ribeirão, a partir dos dados selecionados de um ano considerado mais seco e um ano mais úmido (2008 e 2015, respectivamente). Foram obtidos dados de 88 poços tubulares perfurados na área, apresentando uma vazão total de 1005,39 m³/h, com uma média de 11,42 m³/h e consumo anual de 4,04.106 m/ano. As reservas reguladoras totalizam o volume de 39,48.106 m³/ano, com 10,23% do seu potencial sendo utilizado através de poços profundos. Dessa forma, o aquífero está com uma exploração atual inferior ao seu potencial e a vazão utilizada é considerada segura, não acarretando prejuízos ao sistema aquífero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Peterlini, Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Mestrade no Programa de Geografia / UEL

José Paulo Peccinini Pinese, Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Geociências

Área de Geologia e Pedologia

André Celligoi, Departamento de Geociências - Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Geociências

Área de Geologia e Pedologia

Downloads

Publicado

2019-03-21

Como Citar

PETERLINI, G.; PINESE, J. P. P.; CELLIGOI, A. Utilização do método de curvas de recessão na avaliação de reservas reguladoras de aquíferos: uma ferramenta de planejamento urbano ambiental. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 9, p. 57–70, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v2i9.6297. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6297. Acesso em: 18 abr. 2024.