Educação ambiental não formal na Casa do Caminho em Londrina/PR: representações sociais dos educandos sobre água em 2018

Autores

  • Léia Aparecida Veiga Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território- ILATIT. Universidade Federal da Integração Latino Americana-UNILA.
  • Clarissa Gaspar Massi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Eloiza Cristiane Torres UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i9.6261

Resumo

Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais da água entre as crianças que frequentaram o período do contra turno da Casa do Caminho no primeiro semestre de 2018. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão teórica sobre água e saúde coletiva, assim como um levantamento de campo junto a educandos da Casa do Caminho, com desenhos e socialização oral das ideias dos mesmos sobre a água e onde era encontrada no meio ambiente. Verificou-se que embora algumas crianças tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica e outras tenham mencionado a questão da poluição e contaminação da água, ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva nas instituições de ensino formal e não formal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léia Aparecida Veiga, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território- ILATIT. Universidade Federal da Integração Latino Americana-UNILA.

GEÓGRAFA E LICENCIADA EM GEOGRAFIA (UEL). MESTRE EM GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (UEL). DOUTORA EM GEOGRAFIA (UEM).

Clarissa Gaspar Massi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

BACHAREL EM DIREITO. LICENCIADA EM GEOGRAFIA. MESTRE EM GEOGRAFIA (UEL). DOUTORANDA EM GEOGRAFIA (UEL)

Eloiza Cristiane Torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

GEÓGRAFA E LICENCIADA EM GEOGRAFIA (UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE). MESTRE E DOUTORA EM GEOGRAFIA (UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE).

Downloads

Publicado

2019-03-21

Como Citar

VEIGA, L. A.; MASSI, C. G.; TORRES, E. C. Educação ambiental não formal na Casa do Caminho em Londrina/PR: representações sociais dos educandos sobre água em 2018. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 9, p. 23–36, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v1i9.6261. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6261. Acesso em: 25 abr. 2024.