No itinerário da formação de Muricilândia-TO/In the itinerary of the training of Muricilândia-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6202

Resumo

Objetivamos com esta pesquisa analisar a formação territorial de Muricilândia, cidade localizada no norte do Estado do Tocantins com olhares geográficos sobre o mito, a história e o território de sujeitos migrantes, do movimento denominado de “Bandeira Verde”. A forma de ler o processo foi por meio de um estudo da percepção de indivíduos sobre o fenômeno, embasado na fenomenologia de Dardel (2011). O tripé de abordagem, que evidencia a história, o mito e o território, corroboram para uma análise metódica das características identitárias dos sujeitos muricilândenses. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observações implementadas no âmbito da interpretação cultural, segundo evidências míticas na formação territorial de Muricilândia-TO. Os espaços sagrados, assim como as tradições míticas desempenham um papel singular na formação territorial do município, tendo como referência o mito das “Bandeiras Verdes” como gênese do processo. A história fundamenta-se em uma profecia, que é o ponto de partida que levou esses indivíduos a desbravarem a região. A construção desses conceitos míticos no catolicismo popular alcança relevância e fundamentos bíblicos, que viabilizam interpretações e formas de se conceber o território, construindo, com isso, formas de mediações da leitura e interpretação do mundo, mediante a uma visão fundada no espaço vivido e na memória.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Erasmo Carlos de Lima Conceição, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia. Professor da rede pública de ensino do Tocantins. Pesquisador do GEGATO/UFT. Desenvolve pesquisa sobre cultura tocantinense com ênfase sobre os movimentos migratórios nodestino em direção a Amazônia.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

BRITO, E. P. de; CONCEIÇÃO, E. C. de L. No itinerário da formação de Muricilândia-TO/In the itinerary of the training of Muricilândia-TO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 241–254, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.6202. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6202. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos