Desenvolvimento local e o arranjo produtivo local – APLs / Local development and the local productive arrangement - APLs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v6i13.6201

Resumo

A busca de melhores condições de vida, da vontade coletiva, da identificação das potencialidades em suas localidades, das características, da capacidade de cada região e mantendo os recursos naturais, culturais e históricos, contribuindo para o desenvolvimento local. Objetivo de promover uma abordagem do desenvolvimento local segundo diferentes perspectivas e sobre os arranjos produtivos locais APLs. De caráter descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica de artigos, livros, revistas e teses, abordam as teorias de desenvolvimento local, numa abordagem qualitativa. O Estado Nacional não consegue cumprir com suas funções básicas, onde identificamos como paradigma de desenvolvimento exógeno e top-down. No paradigma do desenvolvimento endógeno e bottom-up, o desenvolvimento local se liberta das políticas nacionais, buscando na sua potencialidade sua capacidade de desenvolvimento. Suas principais abordagens são, a nova teoria do crescimento, o distrito industrial, o milieu innovateur (ambiente Inovador), o cluster (agrupamento econômico), a abordagem do capital social e os termos indústria criativa e economia criativa. Gerando experiências com o arranjo produtivo local (APL), a indicação geográfica, o planejamento estratégico de cidades, ou o planejamento estratégico urbano e city marketing. São Paulo apresenta APLs espalhado pelo território, com distintas atividades econômicas como calçados (Franca, Birigui e Jaú) e software (Presidente Prudente).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Roberto Manfré, FCT/UNESP, Presidente Prudente – SP FATEC de Presidente Prudente - SP

Professor Universitário Fatec de Presidente Prudente

Mestrando na – FCT/UNESP, Presidente Prudente – SP

Downloads

Publicado

2019-11-13

Como Citar

MANFRÉ, E. R.; NARDEZ, E. Desenvolvimento local e o arranjo produtivo local – APLs / Local development and the local productive arrangement - APLs. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 13, p. 96–112, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v6i13.6201. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6201. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)