Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na casa do caminho em Londrina/PR em 2016 / Nonformal environmental education in an emancipatory perspective: practices in the casa do caminho in Londrina/PR on 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i11.6186

Resumo

Objetivou-se com este trabalho caracterizar e discutir sobre o trabalho educativo realizado na Casa do Caminho (cidade de Londrina/PR) em termos de estratégias de ação para suas práticas particulares de educação ambiental em 2016. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão teórica sobre a temática educação ambiental e educação emancipadora na perspectiva freireana, assim como acerca do trabalho realizado por Massi (2018) no ano de 2016 por uma voluntária na Casa do Caminho, além de levantamento de campo junto funcionários e estudantes da Casa do Caminho, observação simples e conversas informais sobre o cotidiano e práticas de educação ambiental nessa instituição de educação não formal. Chama-se a atenção para a perspectiva da participação e da prática social, tendo como fim o aprimoramento humano. Verificou-se que na Casa do Caminho, foi desenvolvido até 2017, práticas educacionais de educação ambiental que contemplam o rompimento da dissociação entre ser humano e natureza ao discutirem o meio ambiente em uma visão integradora com o público alvo, destacando-se a prática pautada no diálogo, no ouvir e falar, que permite troca de conhecimentos entre os agentes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Direito pela Faculdade do Norte Paranaense, Graduação em Geografia pela FATEC, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná, Especialização em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Escola Paulista de Direito, Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES. Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES. Professora convidada no curso de Especialização em Direito Ambiental/UEL. Professora convidada no curso de Especialização de Ensino e Geografia. Áreas de interesse:Direito Ambiental, Direito Constitucional, Educação Ambiental em espaços formais e não-formais. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: A Propriedade Privada e sua Proteção Ambiental (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (UEL) e A Água: Transpondo o conhecimento científico para a Educação Ambiental e a Educação para a Saúde (UEL, UEM, UENP e Universidade do Minho - Portugal.)

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciada em Pedagogia pela Faculdade Católica do Crato (via Fatecc), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Gnova-Italia .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino. Foi orientadora em programas como PDE e PIBID. Atualmente orienta Residência Pedagógica. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia

Léia Aparecida Veiga, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA.

Possui Licenciatura em Geografia 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Graduação Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Kurios-FAK 2016. Estágio de Pós Doutoramento em Geografia 2017 pela UEL com concentração em Educação Ambiental em espaços não formais. Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA. Professora convidada no curso de Especialização em Ensino de Geografia/UEL. Áreas de interesse: Análise Ambiental; Produção do espaço urbano, Planejamento urbano e Participação popular; Ensino e aprendizagem em Geografia; Ensino Superior e Metodologias Ativas; Recursos didáticos e geografia escolar; Educação Inclusiva; Processo de avaliação escolar; Educação Ambiental. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Multidisciplinar dos Processos de Ensino e Aprendizagem (GEMPEA/UEL), Geografando o Território (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA/UEL).

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

GASPAR MASSI, C.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A. Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na casa do caminho em Londrina/PR em 2016 / Nonformal environmental education in an emancipatory perspective: practices in the casa do caminho in Londrina/PR on 2016. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 11, p. 53–79, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v4i11.6186. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6186. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos