Agricultura familiar e relações entre campo e cidade: o caso de um pequeno município do estado de São Paulo/Brasil / Family agriculture and field-city relations: the case of a small municipality in the state of São Paulo/Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i11.6170

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica realizada durante o curso de graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente, que contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em termos metodológicos, realizamos um estudo de caso no município de Dracena-SP, localizado no oeste do Estado de São Paulo. Nesse estudo nosso objetivo centrava-se na análise das relações entre o campo e a cidade no município em questão, a partir das interações que os agricultores desenvolviam com esses espaços e com os demais agentes envolvidos direta ou indiretamente com a agropecuária. Observamos o desenvolvimento de diversas estratégias de reprodução social, para as quais a aproximação com o espaço urbano é fundamental, nessa perspectiva, compreendemos que o campo e a cidade apresentam-se cada vez mais coesos à medida que as forças produtivas do capitalismo avançam no território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryna Vieira Martins Antunes, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Unesp), bolsista CAPES. Possui graduação em Licenciatura (2011), Bacharelado (2012) e Mestrado (2016) em Geografia pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA) vinculado ao departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP - Campus Presidente Prudente-SP.

Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

Professora assistente doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Pres. Prudente. Atua no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia. É pesquisadora (PQ) do CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia no período entre 01/08/2014 a 30/04/2017. Atuou como professora concursada do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1987-1990) e do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro Universitário de Três Lagoas (1988-1993). Possui graduação em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista (1985), campus de Presidente Prudente; mestrado e doutorado em Geografia pelo IGCE da Universidade Estadual Paulista (1991 e 2000), campus de Rio Claro; e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales do CRBC - Paris (2005). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; segurança alimentar; organização do espaço; relações campo-cidade; estratégias de reprodução social; formas de organização coletiva; desenvolvimento local e regional.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

ANTUNES, M. V. M.; HESPANHOL, R. A. de M. Agricultura familiar e relações entre campo e cidade: o caso de um pequeno município do estado de São Paulo/Brasil / Family agriculture and field-city relations: the case of a small municipality in the state of São Paulo/Brazil. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 11, p. 80–99, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v4i11.6170. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6170. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos