A habitação social de mercado em cidades médias: uma reflexão a partir do conjunto habitacional Jardim Panorâmico em Presidente Prudente/SP / The social housing of market in middle cities: a reflection from the set of housing “Jardim Panorâmico” in Presidente Prudente/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6161

Resumo

As políticas habitacionais possuem grande importância para as cidades brasileiras, pois, são à base de expansão urbana delas, já que as produções de habitações sociais formarão os bairros que constituíram as cidades. Tendo o Brasil um grande déficit habitacional, muitas políticas foram implementadas com a visão de conter este problema, onde nós destacamos as ações do Banco Nacional de Habitação (BNH) e o Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV). Este último obteve relativo sucesso com uma produção habitacional de grande dimensão, isso devido à junção do governo federal com o mercado imobiliário, que transformou a habitação social em um produto. Com isso, buscamos utilizar do conceito de habitação social de mercado como forma de compreender esta nova realidade na dinâmica habitacional brasileira. Para melhor entendimento desta visão, iremos destacar o Conjunto Habitacional Jardim Panorâmico da cidade média de Presidente Prudente/SP, que apresenta pontos interessantes para a compreensão desta nova lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Geografia pela FCT UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP.

Licenciado e estudante de bacharelado da Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente - SP. Integrante dos grupos de pesquisa GASPERR (Grupo de Pesquisa de Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e CEMESPP (Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas). Desenvolve trabalho no âmbito da produção do espaço urbano, com destaque para as políticas habitacionais, com ênfase na presença do consumo e do crédito nas mesmas.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

DOS SANTOS, F. C. A. S. A habitação social de mercado em cidades médias: uma reflexão a partir do conjunto habitacional Jardim Panorâmico em Presidente Prudente/SP / The social housing of market in middle cities: a reflection from the set of housing “Jardim Panorâmico” in Presidente Prudente/SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 14, p. 74–98, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v7i14.6161. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6161. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos