Processo de urbanização: escalaridades e perspectivas de análise/Urbanization process: scalarities and perspectives of analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i11.6160

Resumo

A presente obra é uma coletânea de artigos científicos centrados nas reflexões sobre o processo de urbanização, com enfoque principal nos processos de produção e estruturação das cidades médias, com destaque para o contexto latino-americano. Este tema integra a agenda de pesquisa nas últimas décadas de estudiosos que focalizam partes distintas do Brasil e do exterior, articulados na mesma proposta. A rede de pesquisadores da qual nasce esta coletânea é a ReCIME - Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias. Ela trabalha com base em recursos obtidos via editais de apoio à pesquisa de agências de fomento do país e das universidades origem dos pesquisadores. Assim, o livro é um desdobramento do debate que vem sendo desenvolvido pela rede. Ela não toma as cidades médias como objeto em si, mas como um ponto de vista sob qual se analisa o próprio fluxo de produção da sociedade, reestruturando e baseando no processo de urbanização. livro foi organizado por geógrafos pesquisadores da rede, a professora Maria Encarnação Beltrão Sposito, Livre Docente na Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente, pós-doutoramento na Université de Paris I, Sorbonne e, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro William Ribeiro da Silva, doutorado pela Universidade Estadual Paulista Campus de Presidente, ambos os pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. A coletânea está estruturada em dez capítulos, reunindo ensaios e, majoritariamente, artigos escritos em português e em espanhol. Contém ainda uma apresentação dos organizadores, notas sobre a filiação dos autores e um prefácio escrito em espanhol pelos professores Carmen Bellet, professora de Departamento de Geografia e Sociologia da Universidade de Lleida, Espanha e, o professor José Maria Llop, arquiteto e urbanista pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, atualmente, ambos são diretores da Cátedra UNESCO “Cidades intermediárias, urbanização e desenvolvimento”. Esses professores destacam a importância das pesquisas desenvolvidas pela ReCIME e da contribuição dessas pesquisas para a compreensão das dinâmicas e do perfil das cidades médias, a fim de indicar condições possíveis para um desenvolvimento territorial e social mais equânime. Por isso, destacam a necessidade do contínuo estudo sobre esse recorte de cidade, para permitir uma compreensão mais alargada das distintas necessidades de pessoas que vivem nesses recortes urbanos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rizia Mendes Mares, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Doutoramento no Programa de Pós-graduação em Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Presidente Prudente/SP.
Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente/SP.
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais - GAsPERR 
Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Urbanização e Produção de Cidades na Bahia.
Atuando nos seguintes temas: produção do espaço urbano, sistema urbano, cidades médias, fragmentação socioespacial, práticas espaciais.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

MARES, R. M. Processo de urbanização: escalaridades e perspectivas de análise/Urbanization process: scalarities and perspectives of analysis. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 11, p. 134–138, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v4i11.6160. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6160. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>