O uso de agrotóxicos sob a perspectiva das disputas políticas dentro do poder Legislativo no Brasil

Autores

  • Rosana Abbud Olivete
  • Antonio Thomaz Junior

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6114

Resumo

Este artigo tem como objetivo detalhar a situação da temática dos agrotóxicos no contexto das atribuições do Poder Legislativo, em especial na propositura dos principais Projetos de Lei relativos ao tema e que estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A partir desse levantamento, selecionamos as principais atuações dos congressistas em relação ao tema e em que sentido eles estão exercendo seu mister, protagonizando propostas a favor ou contra a temática dos agrotóxicos. Como resultado chegou-se ao quantitativo de 48 proposições que restringem o uso de agrotóxicos e 15 que estimulam seu uso, mas em termos qualitativos, os projetos que são favoráveis são muito impactantes e agressivos, e se aprovados mudarão toda a sistemática existente sobre o tema. Tal conhecimento se mostra importante para que saibamos o que os nossos representantes estão propondo e aprovando no âmbito de suas competências em relação a este tema, com vistas a promover um futuro com a presença ou não de agrotóxicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Abbud Olivete

Professora do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio; aluna do Mestrado Profissional em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP/Presidente Prudente.

Antonio Thomaz Junior

Professor Titular de Geografia do Trabalho. Departamento de Geografia/Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP/Presidente Prudente; Coordenador do CEGeT e CETAS; Pesquisador PQ1-/CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Como Citar

OLIVETE, R. A.; THOMAZ JUNIOR, A. O uso de agrotóxicos sob a perspectiva das disputas políticas dentro do poder Legislativo no Brasil. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 01–19, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6114. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6114. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos