Terceirização como expressão da precarização das relações de trabalho na FCT/UNESP: A feminização como (des)realização do trabalho.

Autores

  • Lucas Souza Silva FCT/Unesp - "Julio de Mesquita Filho"
  • Renata Menezes da Silva FCT/Unesp
  • Victor Hugo Quissi FCT/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6111

Resumo

Este trabalho visa compreender como a terceirização/precarização, no âmbito da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), vê na figura das mulheres o principal sujeito para a flexibilização e desestruturação dos poucos direitos trabalhistas conquistados com o tempo pela classe trabalhadora, e que embora fossem poucos, tinham grande importância em vista de serem direitos conquistados com a luta de muitos outros trabalhadores, que até mesmo morreram em sua busca. E mais ainda, porque justamente as mulheres têm a obrigação de construir a base dessa estrutura gerada pela terceirização. O artigo também aborda a transição de processos produtivos do modo de produção capitalista nos últimos 140 anos e suas influências para classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Souza Silva, FCT/Unesp - "Julio de Mesquita Filho"

Lucas Souza Silva

(18)99819-1350

Graduando em Geografia pela FCT/UNESP Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Associação de Geografos Brasileiros (AGB) - Secção Local Pres. Prudente. Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saude (CETAS). Nucleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia do Pontal (NEAPO).

Downloads

Publicado

2018-12-24

Como Citar

SILVA, L. S.; DA SILVA, R. M.; QUISSI, V. H. Terceirização como expressão da precarização das relações de trabalho na FCT/UNESP: A feminização como (des)realização do trabalho. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 147–159, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6111. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6111. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos