O comércio exterior na região Oeste Paulista: Uma breve análise a partir dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

Autores

  • Tainá Akemy Chiaveri Iwata Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente.
  • Maria Terezinha Serafim Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6107

Resumo

Nos últimos anos, houve a ampliação dos países em desenvolvimento no comércio exterior, tais países representados, principalmente pelo grupo BRICS, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entre os anos de 2003 e 2010, o crescimento dos países do Brics representou cerca de 40% do PIB (produto interno bruto) mundial, correspondendo a 25% da economia mundial. Os BRICS têm peso diferenciado no cenário internacional, pois cada uma de suas economias apresentam suas particularidades, o grupo representa quase ¼ da economia global, são economias diversificadas e possuem elevado ritmo de crescimento. A partir de 2003, o Brasil assume um caráter universalista da política externa com o desenvolvimento de relações com os países emergentes, estabelecendo com Índia, África do Sul, no Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), além de país árabes e do continente Africano. As relações comerciais entre o Brasil e os países do Brics têm crescido nos últimos anos, favorecendo a pauta de exportações de diversos municípios brasileiros, mesmo com pequena participação como é o caso dos municípios da região Oeste Paulista. Este artigo tem o propósito tecer algumas considerações sobre o comércio exterior da região Oeste Paulista em relação aos países dos BRICS, destacando os municípios de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Como Citar

IWATA, T. A. C.; GOMES, M. T. S. O comércio exterior na região Oeste Paulista: Uma breve análise a partir dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 20–37, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6107. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6107. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos