A aplicação da metodologia GTP (geossistema, território e paisagem) como subsídio à compreensão dos conflitos socioambientais na região da Serra do Cabral (MG)/ The application of the methodology GTP (geosystem, territory and landscape) as a subsidy to the comprehension of the socio-environmental conflicts in the Serra do Cabral region (MG)

Autores

  • Clara Mascarenhas Romeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bernardo Machado Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6099

Resumo

A Serra do Cabral é uma feição geomorfológica do relevo mineiro que resguarda aspectos ambientais de grande relevância para a conservação. Espécies da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção, bem como a presença de sítios arqueológicos motivaram a criação de Unidades de Conservação na região. Apesar disso, há uma carência de estudos integrados na Serra do Cabral e que enfoquem a problemática ambiental que aí se expressa por meio da dicotomia preservação X exploração econômica. Assim, este trabalho buscará analisar a respectiva Serra de forma integrada, utilizando-se da metodologia proposta por Bertrand (2009) denominada Sistema GTP (Geossistema, Território e Paisagem), na qual o Geossistema possibilita a análise do ambiente natural antropizado, o Território representa o viés socioeconômico e a Paisagem o olhar sociocultural de determinado recorte espacial. O objetivo desta análise espacial integrada da Serra do Cabral é o de promover reflexões acerca da complexidade da questão ambiental na região, que envolve a exploração do meio natural (Geossistema) motivada por questões de ordem socioeconômica (Território) e cultural (Paisagem).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Mascarenhas Romeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 

Bernardo Machado Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor associado do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

ROMEIRO, C. M.; GONTIJO, B. M. A aplicação da metodologia GTP (geossistema, território e paisagem) como subsídio à compreensão dos conflitos socioambientais na região da Serra do Cabral (MG)/ The application of the methodology GTP (geosystem, territory and landscape) as a subsidy to the comprehension of the socio-environmental conflicts in the Serra do Cabral region (MG). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 113–146, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.6099. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6099. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos