Análise da gestão dos resíduos de avicultura e impactos ambientais no município de Leópolis (PR)/Analysis of the management of poultry waste and environmental impacts in the municipality of Leopolis (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i11.6091

Resumo

A avicultura, enquanto ramo na produção de alimentos, vem se destacando no cenário nacional nas últimas décadas, trazendo consigo a discussão sobre os impactos ambientais ligados à sua atividade. O crescimento atual do mercado de carne de frango culminou no aumento da produção e expansão da atividade, com a instalação de aviários por todo o país, inclusive na região de Leópolis-PR, podendo causar diversos impactos ambientais, se manejado de maneira inadequada. Este artigo teve por objetivo analisar a gestão dos resíduos de avicultura e impactos ambientais no município de Leópolis–PR. Metodologicamente, este trabalho compreendeu uma revisão de literatura sobre o tema; levantamento de informações junto aos órgãos estaduais; entrevistas com os proprietários de aviários no município de Leópolis-PR e por fim análise dos resultados obtidos. Como resultado, apurou-se que as propriedades avícolas instaladas no município de Leópolis seguem as recomendações do Manual de Manejo Ambiental da Cama de Aviário (PALHARES, 2008), em relação ao acondicionamento e disposição final dos seguintes resíduos gerados nas propriedades: cama de frango e composto orgânico, com inspeção e aprovação do órgão de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, garantindo a sustentabilidade da atividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dienyfer Luana Vicentini, UENP-Universidade do Norte do Parana

Possui ensino-medio 2° grau pelo Colégio Estadual Maria José Pegoraro de Souza(2012). Participou do programa Pibid da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Formada em licenciatura Plena em Geografia e experiência na área de Geografia. Atualmente bolsista do projeto Residencia Pedagogica da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, UENP - Universidade Estadual do Norte do Parana

Possui graduação em Geografia - UEL, especialização em Análise Ambiental em Ciências da Terra - UEL e Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - UEL. Doutora em Agronomia - UEL. Atua no quadro efetivo de professores do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio - PR. 

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

VICENTINI, D. L.; DE OLIVEIRA, J. G. R. Análise da gestão dos resíduos de avicultura e impactos ambientais no município de Leópolis (PR)/Analysis of the management of poultry waste and environmental impacts in the municipality of Leopolis (PR). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 11, p. 05–26, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v4i11.6091. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6091. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos