O ensino e o saber geográfico no âmbito da pós-graduação brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.6081

Resumo

A geografia no Brasil já conta com uma numerosa e heterogênea produção de dissertações e teses, resultado dos programas de pós-graduação em geografia e de todo patrimônio econômico e político das últimas décadas. Neste universo, um número significativo de estudos se detiveram à compreensão da história e das questões teórico-conceituais do saber geográfico. Este saber, que é uma síntese do pensamento e do conhecimento geográfico é, assim, um objeto de investigação que desenhou na geografia acadêmica brasileira um tema de investigação. Este tema, expresso em dissertações e teses, conduziu nosso objetivo geral, o de buscar, ler e analisar esses trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação, em estudos de Teoria, Método e História do Pensamento Geográfico. O texto ora apresentado expõe uma compreensão metodológica de como encarar esses estudos, objetivando-os como objetos de investigação

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

CLAUDINO, G. dos S. O ensino e o saber geográfico no âmbito da pós-graduação brasileira. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 65–76, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.6081. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6081. Acesso em: 19 abr. 2024.

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