Espaço, poder e nação: a constituição do estado-nação contemporâneo no mundo e no Brasil/ Space, power and nation: the constitution of the contemporary nation-state in the world and in Brazil

Autores

  • Marcelo Garcia Antunes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.5893

Resumo

O presente artigo tem como fundamento discutir o conceito de Estado-Nação sob o viés da desconstrução de seus elementos fundamentais constitutivos, que são o Território, o Estado e o Povo. Contudo, acredita-se ser necessário compreender os conceitos que dão materialidade a estes elementos do Estado-Nação. Assim, na primeira parte deste artigo, discutem-se os conceitos de Espaço geográfico, base para a materialização do Território; de Poder, base para a materialização de um Estado; e de Nação, base para a materialização de um Povo. Na segunda parte, aprofundam-se as discussões com as caracterizações conceituais de Território, de Estado e de Povo. Apresenta-se, na sequência, a formação histórica dos Estados Nacionais a partir da decadência da Idade Média, com a perda de poder dos feudos e a ascensão da burguesia nascente. Também discute-se a conjuntura da dinâmica interestatal contemporânea, onde o Estado-Nação, ao contrário do que se imaginava no início dos anos 1990, apresenta-se como um poderoso agente de intervenção não só política, mas também econômica, devido ao atual estágio de desenvolvimento da globalização, onde defenderá seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Garcia Antunes, UNESP

Graduação em Geografia na UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente nas áreas de Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fragilidade Ambiental, Geomorfologia, Impactos Ambientais, Ecodinâmica, Avaré-SP. Possui pós-graduação latu sensu em Docência do Ensino Supeior, onde se especializou sobre a Construção da Educação Superior no Brasil, Panorama Histórico e LDB.

Atualmente é professor da rede privada de ensino.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

ANTUNES, M. G. Espaço, poder e nação: a constituição do estado-nação contemporâneo no mundo e no Brasil/ Space, power and nation: the constitution of the contemporary nation-state in the world and in Brazil. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 05–31, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.5893. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5893. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos