A hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo de desenvolvimento prioritário para o espaço agrário brasileiro: notas para um debate/The ideological hegemony of the agribusiness concept as a model of priority development for the brazilian agrarian space: notes for a debate

Autores

  • Marcos Antonio de Souza Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.5814

Resumo

Nas últimas décadas tem sido evidente o protagonismo das políticas públicas voltadas para consolidar o agronegócio como modelo prioritário de desenvolvimento para o campo brasileiro, num contexto em que o formato e a estrutura da produção da agropecuária capitalista tem sido o instrumento de inserção das elites agrárias rentistas ao capitalismo mundializado. Assim, o conceito de agronegócio tem sido comumente evocado como sendo sinônimo de eficiência produtiva no campo brasileiro, assenhorando-se de toda a produção agropecuária, capaz de assegurar os resultados positivos da economia nacional, apresentando tais resultados como justificativa para os volumosos aportes creditícios que lhe são outorgados, bem como para a manutenção do latifúndio improdutivo, o que acaba estrategicamente postergando continuamente qualquer iniciativa de Reforma Agrária no Brasil. Nesse contexto, este artigo busca analisar os pilares que sustentam a hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo prioritário para o espaço agrário brasileiro, apresentando as contradições e o elevado custo social deste formato e estrutura de produção agropecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Souza, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

DE SOUZA, M. A. A hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo de desenvolvimento prioritário para o espaço agrário brasileiro: notas para um debate/The ideological hegemony of the agribusiness concept as a model of priority development for the brazilian agrarian space: notes for a debate. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 50–72, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.5814. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5814. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos