O potencial criador da autonomia discente: uma experiência pedagógica de aprendizagem baseada em problemas acerca da mobilidade urbana de Curitiba

Autores

  • Léia Aparecida Veiga UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Ideni Terezinha Antonello UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.5637

Resumo

Objetiva-se apresentar e discutir um relato de experiência pedagógica no ensino superior pautado em uma perspectiva de metodologia ativa, a partir da aproximação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e atemática da mobilidade urbana, particularmente o transporte público de Curitiba. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos do PBL junto à disciplina de Planejamento Urbano e Regional do curso de Geografia, modalidade bacharelado, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, em 2016. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, baseada em levantamentos secundários e primários. Em linhas gerais, acerca dos resultados, é possível afirmar que esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos contribuiu para a aprendizagem significativa, reforçando a autonomia e a tomada de decisões, além de fomentar a responsabilidade com o compromisso assumido com a própria aprendizagem, constituindo, assim, em uma prática pedagógica que contribui para uma educação para a emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

VEIGA, L. A.; ANTONELLO, I. T. O potencial criador da autonomia discente: uma experiência pedagógica de aprendizagem baseada em problemas acerca da mobilidade urbana de Curitiba. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 77–96, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.5637. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5637. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos