Análise teórico-metodológica de atividades não-agrícolas por produtores do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.5563

Resumo

Este artigo visa apresentar a desconstrução de uma obra de Schneider (1999) baseada nas análises do objeto de estudo, a estrutura da obra, o método e a teoria. A proposta teórica de Schneider (1999) é fundamentada no paradigma do capitalismo agrário introduzido pela socióloga Maria Baudel Wanderley que se baseia na sobrevivência do camponês através de alternativas de trabalho além de sua propriedade rural, incluindo a pluriatividade. Neste sentido, este texto descontrói as justificativas apresentadas por Schneider (1999) para apoiar o uso do trabalho do camponês do vale do Rio Sinos no Rio Grande do Sul para a utilização de mão-de-obra na indústria coureiro-calçadista e o uso das propriedades rurais através de arrendamento das terras para a produção de lenha pela silvicultura. Em suma, Schneider utiliza sua proposta teórica para idealizar o bem-estar dos agricultores familiares (camponeses) através de atividades não-agrícolas, sendo uma forma de exploração deste trabalho pelas indústrias coureiros-calçadistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyson Bueno Francisco, UNESP/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Graduado em Geografia com Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008), Mestre em Geografia (2011) e Doutor em Geografia (2017) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atuou em tutoria no ensino à distância em cursos de especialização lato-sensu e como técnico em órgão público municipal. Possui autoria individual em 2 livros, 8 artigos e 4 capítulos de livros. Atua em pesquisas na área de Geografia Física, com ênfase em erosão urbana, monitoramento de perdas de solo, experimentos de controle de erosão, cartografia em grandes escalas e metodologia da ciência.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

FRANCISCO, A. B. Análise teórico-metodológica de atividades não-agrícolas por produtores do Rio Grande do Sul. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 25–46, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.5563. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5563. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos