AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA

Autores

  • Alexandre Antonio Abate Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.
  • Ritielle Cristina Aparecido Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.
  • Gabriel Vitor Nascimento Ferreira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i4.5456

Resumo

Neste artigo, apresentamos as principais análises e resultados obtidos através do desenvolvimento do projeto intitulado "Os desastres naturais do ponto de vista da Geografia e da mídia", o qual foi realizado com os alunos da Escola Estadual "Maria Luiza Formozinho Ribeiro", de Presidente Prudente - SP. Buscamos auxiliar os estudantes no entendimento de que, muitas vezes, a mídia, quando divulga casos de desastres de natureza hidrológica, ampara-se em intenções e ideologias específicas. Analisamos e desconstruímos notícias de jornais com o intuito de identificar como a mídia noticia tais desastres. Geralmente, os textos jornalísticos "naturalizam", através do sensacionalismo, os elementos causadores das inundações, das enchentes e dos alagamentos nos espaços urbanos, culpando o clima e/ou o tempo como os responsáveis pelos desastres naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Antonio Abate, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente - SP (2016). Atualmente, está cumprindo a carga horária faltante para a conclusão do bacharelado em Geografia e obtenção do título de Geógrafo. É pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e atua no estudo da mobilidade e acessibilidade urbanas. É integrante do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais).

Ritielle Cristina Aparecido, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Presidente Prudente - SP (2016). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) durante o primeiro semestre de 2014. Atualmente, está cursando o Bacharelado em Geografia pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Pesquisa Interações na superfície, água e atmosfera - GAIA.

 

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Estudante do 4º ano do curso de licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho - CEGeT. Membro do Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (Coletivo CETAS de Pesquisadores). Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade PIBIC, no projeto: Territórios em disputa e a dinâmica geográfica do trabalho no século XXI (processo social e acesso a terra e a água, formas de exploração e saúde ambiental), entre 2014 e 2015 sob a orientação/coordenação do professor Dr. Antonio Thomaz Júnior. Foi bolsista no Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi) ao longo do ano de 2016. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade PIBIC, no projeto: Movimento Territorial de Classe, Plasticidade do Trabalho e os Impactos na Saúde do Trabalhador no Século XXI (conflitos territoriais e luta pelo acesso à terra e à água) sob a orientação do professor Dr. Antonio Thomaz Junior.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

ABATE, A. A.; APARECIDO, R. C.; NASCIMENTO FERREIRA, G. V. AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 4, p. 16, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i4.5456. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5456. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos