Gestão Socioambiental nas unidades de conservação do Maranhão: Características, conflitos e perspectivas

Autores

  • Francisco Wendell Dias Costa Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente Prudente, Brasil
  • Paulo Roberto Mendes Pereira FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.5385

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de gestão socioambiental das Unidades de Conservação do Maranhão, tendo em vista a compreensão dos instrumentos da legislação ambiental e a participação das comunidades nesse processo com perspectiva de superar os desafios atuais e futuros. A pesquisa foi realizada com base nos métodos de abordagem qualitativa descritiva e no método hipotético-dedutivo, apoiados nos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de material bibliográfico e pesquisa em sites especializados. Os resultados evidenciam que a legislação ambiental do estado Maranhão é representada pela Lei n° 5.045/92 que instituiu o Código de Proteção do Meio Ambiente e pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza do Maranhão instituído pela Lei n° 9.413/11. Mesmo existindo uma legislação pertinente para às áreas protegidas no território maranhense, ela ainda apresenta pouca eficiência verificado com o avanço de impactos socioambientais causados pela especulação imobiliária, desmatamento, avanço de atividades agropastoris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wendell Dias Costa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente Prudente, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduado (Especialista) em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. Professor da Educação Básica do Município de Anajatuba-MA, atuando nas séries finais do ensino fundamental. Foi professor do ensino médio da rede privada de São Luís. Integrou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais exercendo a função de auxiliar de pesquisas. Integrante do grupo de pesquisa LIDA/UEMA e GADIS/UNESP-PP com função de pesquisador. Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Presidente Prudente e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA. Trabalha nos seguintes temas: impactos socioambientais; educação ambiental; políticas públicas voltadas para áreas protegidas; planejamento ambiental; ordenamento e gestão territorial e ecoturismo em Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

DIAS COSTA, F. W.; PEREIRA, P. R. M. Gestão Socioambiental nas unidades de conservação do Maranhão: Características, conflitos e perspectivas. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 1–24, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.5385. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5385. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos