DO COMPLEXO RURAL À MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA: A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA PARANAENSE E OS IMPACTOS NA VIDA RURAL – UMA ANÁLISE DO PROGRAMA VILAS RURAIS NO NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Nildo Aparecido de Melo

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i11.431

Resumo

Com a passagem da economia nacional de base agrário-exportadora para uma economia urbano-industrial, a partir da crise do complexo cafeeiro em 1929, o Estado nacional passou a desempenhar importante papel no processo de desenvolvimento econômico e na estruturação do capitalismo brasileiro, através de políticas macroeconômicas e desenvolvimentistas que procuraram defender os interesses da oligarquia cafeeira, num primeiro momento histórico, na atuação decisiva da derrota dos trabalhadores rurais organizados em torno da Reforma Agrária, em 1964, culminando com o processo de modernização da agricultura brasileira a partir da década de 1960, que resultou na permanência dos problemas sociais no campo e na exacerbação dos conflitos e tensões na luta pela posse da terra. No estado do Paraná, a modernização agrícola seguiu as tendências históricas de transformação da base técnica do campo, com os problemas sociais resultantes desse processo, entre eles o aumento do êxodo rural, o desemprego no campo e a concentração fundiária. Nesse contexto, o Programa Vilas Rurais, criado em 1995, pelo governo do estado, apresenta-se como um importante instrumento de fixação do homem ao campo, não atingindo, contudo, os resultados esperados e se configurando mais como uma política de concentração de trabalhadores volantes disponíveis para a exploração capitalista a qualquer tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MELO, N. A. de. DO COMPLEXO RURAL À MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA: A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA PARANAENSE E OS IMPACTOS NA VIDA RURAL – UMA ANÁLISE DO PROGRAMA VILAS RURAIS NO NORTE DO PARANÁ. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 11, p. 58–76, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v1i11.431. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/431. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos