A TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM FLÓRIDA PAULISTA/SP

Autores

  • Valmir José de Oliveira Valério FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE
  • Antonio Thomaz Júnior

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i11.430

Resumo

Tratamos aqui da expansão da cultura da cana-de-açúcar no município de Flórida Paulista/SP, no período de 1995/96 a 2007/2008, com base nos dados oficiais e observações empíricas realizadas in loco, com as atenções voltadas para a produção alimentar e o movimento de territorialização, desterritorialização e reterritorialização comandado pelo capital canavieiro, responsável pela atual formatação do espaço agrícola local e regional. Assim, buscamos entender as articulações engendradas pelo capital no processo de incorporação de terras ao seu empreendimento e as implicações na destinação de espaços à produção de alimentos constituintes da cesta básica que, atualmente, caracterizam-se cada vez mais como espaços residuais, acenando para um risco à Soberania Alimentar das populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, FCT - UNESP, Campus de Presidente Prudente; natural de Tupi Paulista/SP, membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) desde 2007, desenvolve pesquisa em Geografia Agrária com ênfase no entendimento das influências da expansão agroindustrial canavieira para a produção de alimentos no âmbito das pequenas propriedades camponesas e a repercussão para o trabalho no campo. Atualmente desenvolve o Projeto Expansão/consolidação da agroindústria canavieira e a soberania alimentar: o caso do município de Flórida Paulista/SP , com apoio de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Como Citar

VALÉRIO, V. J. de O.; JÚNIOR, A. T. A TERRITORIALIZAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM FLÓRIDA PAULISTA/SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 11, p. 15–37, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v1i11.430. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos