A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARÍLIA-SP: UMA ANÁLISE DO CONSUMO A PARTIR DO CARTÃO “MINHA CASA MELHOR”

Autores

  • Klesia Moura Faculdade de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3897

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as formas de interações espaciais a partir do consumo de móveis e eletrodomésticos através da utilização do cartão “Minha Casa Melhor” na cidade de Marília-SP. Propomos avaliar o papel que a oferta de crédito aos contemplados do Programa “Minha Casa, Minha Vida” influenciou na (re)configuração da cidade, influenciados pelas grandes e pequenas lojas atuantes. O trabalho se fundamenta, principalmente, em autores que propõem as interações espaciais enquanto perspectiva analítica de compreensão do papel das cidades médias no contexto regional, nacional e internacional. Para tanto, utilizamos dados referentes aos que a cidade disponibiliza, atentando-se a sua especificidade. Por meio desses dados, foram elaborados tabelas e mapas a fim de identificar e explicar a importância que a oferta de crédito possui para os contemplados do MCMV, juntamente com a atuação das lojas de móveis e eletrodomésticos. Analisaremos a relação entre o consumo e a política habitacional constatada em Marília, de que forma estão interligadas. Constatamos com este estudo diferenças significativas no consumo e a importância que este possui na definição das funções e dos papéis de uma cidade média como Marília/SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klesia Moura, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Graduanda em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de MEsquita Filho", câmpus de Presidente Prudente. Membra do Grupo de Pesquisa GAsPERR - Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais. Orientada pelo professor doutor Márcio José Catelan.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

MOURA, K. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARÍLIA-SP: UMA ANÁLISE DO CONSUMO A PARTIR DO CARTÃO “MINHA CASA MELHOR”. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 2, p. 12, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i2.3897. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3897. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos