Trabalho e saude, o clima como fator de risco da rotina laboral das varredoras de ruas de Presidente Prudente - SP

Autores

  • Lidiana Pinho Mendes fct unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3861

Resumo

A rotina de trabalho da(o)s varredora(e)s de ruas é caracterizada por extenuantes turnos de trabalho sob o sol escaldante. A exposição contínua aos elementos atmosféricos severos pode comprometer a saúde de diferentes formas, a título de exemplo o desenvolvimento de câncer de pele, dentre outras enfermidades. A cidade de Presidente Prudente - SP é marcada por frequentes episódios de temperaturas elevadas, que causam desconforto térmico para a população. O presente artigo, por intermédio de entrevistas com a(o)s varredora(e)s, análise de dados meteorológicos e revisão bibliográfica, buscou compreender um pouco mais afundo a relação de vulnerabilidade que esta(e)s trabalhadora(e)s enfrentam em suas respectivas jornadas laborais. A análise dos dados meteorológicos revelou um alto número de horas que ultrapassam o índice de desconforto térmico estabelecido. As entrevistas não foram conclusivas, uma vez que, o disciplinamento da força de trabalho foi determinante aos resultados. A(o)s trabalhadora(e)s ocultaram ou naturalizaram até mesmo sintomas visíveis, como manchas na pele. Para finalizar, afirma-se necessidade da ampliação deste estudo, para de fato identificar as possíveis mazelas que estas condições de trabalho impõem a(o)s varredora(e)s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiana Pinho Mendes, fct unesp

Estudante do quarto ano do curso de geografia da FCT/UNESP. Bolsista PIBIC/Cnpq por dois anos na área de climatologia, trabalho e saúde. Orientação Prof. Dr. José Tadeu garcia Tommaselli.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

MENDES, L. P. Trabalho e saude, o clima como fator de risco da rotina laboral das varredoras de ruas de Presidente Prudente - SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 2, p. 10, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i2.3861. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3861. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos