RECONHECIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SANTÍSSIMO-MT

Autores

  • Juberto Babilônia de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Maria Aparecida Pereira Pierangeli Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i3.3660

Resumo

O presente trabalho objetivou classificar dois tipos de solos encontrados na sub-bacia hidrográfica do córrego Santíssimo, afluente do rio Jauru – Mato Grosso, visando gerar informações que possam contribuir para minimizar impactos ambientais ocasionados pela ocupação humana, no entorno das nascentes. Para tanto foram analisados os aspectos pedológicos em trabalho de campo, bem como, determinação laboratorial de atributos físicos e químicos do solo, tais como pH, matéria orgânica etc. Os solos foram classificados como Neossolo Quartzarênico Hidromórfico Plíntico e Neossolo Regolítico Eutrófico Típico. Análises de variáveis como pH, matéria orgânica, textura e a saturação por bases indicaram as condições de fertilidade.O estudo mostrou que as condições atuais das nascentes variam em função dos aspectos ligados às atividades humanas e aos elementos geofísicos presentes no entorno de cada uma delas. É fundamental adequar o uso do solo às suas características morfológicas, físicas e químicas. 

 

Palavras-chave: sub-bacia hidrográfica; reconhecimento e classificação; atributos físicos e químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juberto Babilônia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia  da Universidade Federal Fluminense - UFF.  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora Adjunto no curso de Geografia, Campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professora Adjunto do curso de Zootecnia,  Campus de Pontes e Lacerda da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Brasil

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Assistente no curso de Geografia, Campus de Colíder da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

DE SOUSA, J. B.; DE SOUZA, C. A.; PIERANGELI, M. A. P.; LEANDRO, G. R. dos S. RECONHECIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SANTÍSSIMO-MT. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 3, p. 11, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i3.3660. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3660. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos