FRAGILIDADE CLIMÁTICA NOS MUNICÍPIOS DE CASTELO DO PIAUÍ E JUAZEIRO DO PIAUÍ, NORDESTE, BRASIL

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i3.3493

Resumo

O entendimento dos condicionantes climáticos em áreas naturalmente frágeis, como as Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD), é sumamente importante. Desse modo, o estudo propôs-se a realizar um i) diagnóstico da fragilidade climática nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, considerando o Índice de Aridez (IA) e Índice Climático (IC); ii) identificaras áreas com maior fragilidade climática natural nos referidos municípios.Para análise e elaboração dos mapas do Índice de Aridez (IA) e Índice Climático (IC) foram extraídos dados das séries de precipitações de 13 postos pluviométricos, situados no interior e no entorno dos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, e empregados em proposta metodológica de Thornthwaite. Os resultados indicam que 14,2% da área possui alto nível de aridez, enquanto 33,1% da área apresenta alto nível de severidade climática, permitindo apontar a parte sul dos municípios em estudo como a que apresentaas maiores limitações climáticas. Os dados apresentados não esgotam as possibilidades de estudos na referida área, a identificação de outros elementos da dinâmica ambiental deve ser integrada adados socioeconômicos para mensurar o risco de desertificação nos citados municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro (2009); Especialista em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Tem experiência em estudos de degradação/desertificação e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos, além de trabalhos completos e resumos sobre as temáticas em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas de Degradação/Desertificação, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de sergipe (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É Editora-chefe da Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupo de Pesquisa em GEOGRAFIA FÍSICA juntamente como o Dr. Gustavo Souza Valladares. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas da Geografia Física com destaque para: Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

DOS SANTOS, F. de A.; DE AQUINO, C. M. S. FRAGILIDADE CLIMÁTICA NOS MUNICÍPIOS DE CASTELO DO PIAUÍ E JUAZEIRO DO PIAUÍ, NORDESTE, BRASIL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 3, p. 17, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i3.3493. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3493. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)