ENTRE O LOCAL E O GLOBAL: SUB-CENTROS E EIXOS COMERCIAIS EM LLEIDA (CATALUNHA – ESPANHA) E PRESIDENTE PRUDENTE (SÃO PAULO – BRASIL)

Autores

  • Felipe Augusto Rainho Silva FCT Unesp
  • Eda Maria Goés FCT Unesp
  • Carmem Bellet Universitat de Lleida

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i15.3008

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir com a compreensão das práticas socioespaciais nas cidades médias brasileiras, a partir da análise comparativa com outras realidades urbanas. Ao partirmos do estudo de um novo eixo comercial da cidade de Presidente Prudente (SP), Jardim Bongiovani - Parque do Povo - Prudenshopping, e do sub-centro comercial Ricard Vinyes na cidade de Lleida, na Espanha, atentamos simultaneamente para as diferenças e semelhanças, com o objetivo de compreender o papel dos estabelecimentos comerciais, não apenas nas relações econômicas, mas também nas relações de sociabilidade: ambos são desdobramentos do centro tradicional, atendem uma camada socialmente mais homogênea, mas não superam o centro tradicional nos papeis desempenhados. Dirigimos nossa atenção tanto às relações entre cada parte (o sub-centro e o eixo comercial) e o todo (as duas cidades), quanto às relações entre o particular (cada uma dessas duas cidades médias) e o geral (as realidades urbanas nas quais se inserem, não apenas paulista e brasileira, no caso de Presidente Prudente, não apenas catalã, espanhola e da União Europeia, no caso de Lleida, mas também à escala global, nos dois casos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Rainho Silva, FCT Unesp

Graduando do Curso de Arquitetura e Urbanismo (FCT - UNESP), Bolsista de Iniciação Científica e BEPE pela Fapesp. 

Eda Maria Goés, FCT Unesp

Professora do Departamento de Geografia da FCT - UNESP.

Carmem Bellet, Universitat de Lleida

Professora de Universidade de Lleida - Espanha, membro da Cátedra da UNESCO sobre Cidades Médias.

Publicado

2015-08-28

Como Citar

RAINHO SILVA, F. A.; GOÉS, E. M.; BELLET, C. ENTRE O LOCAL E O GLOBAL: SUB-CENTROS E EIXOS COMERCIAIS EM LLEIDA (CATALUNHA – ESPANHA) E PRESIDENTE PRUDENTE (SÃO PAULO – BRASIL). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 15, p. 14, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v1i15.3008. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3008. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos