AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE (RE)ORDENAMENTO DO TURISMO NO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES PARA A REGIÃO NORDESTE: NOVAS AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL BAIANO.

Autores

  • Clébia Rodrigues de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i14.2713

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito de política pública a partir do referencial de Estado e de governo, além da opinião de diversos estudiosos do assunto.

Assim, o desenvolvimento deste estudo tem por objetivo tratar das políticas públicas de re(ordenamento) do turismo no Brasil,  deslocando-se para o estado da Bahia com repercussões para o município de Porto Seguro, seguindo as trajetórias das políticas públicas do turismo brasileiro, marcada por períodos de (des)continuidade característico do próprio cenário da política nacional das últimas décadas, ao mesmo tempo que, tais políticas tinham como principal objetivo a promoção do turismo como fonte de renda, de geração de emprego e também de desenvolvimento nacional, regional e local.

No decorrer da década de 1980, a região do extremo sul baiano já demonstrava determinado vigor para a exploração do turismo, mas foi somente a partir da década de 1990, com a ocupação do espaço, baseados nas potencialidades turísticas e no aproveitamento das paisagens naturais, que o Estado começou a intervir e planejar o espaço turístico litorâneo, buscando parcerias e recursos tanto da iniciativa pública, privada, como de instituições estrangeiras.

Contudo, resta saber se essa atividade econômica interage com o seu principal objeto de consumo, ou seja, os recursos naturais existentes, transformados em atrativos turísticos.

           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clébia Rodrigues de Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestre pelo Programa em Geografia Física da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-01-25

Como Citar

CARVALHO, C. R. de. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE (RE)ORDENAMENTO DO TURISMO NO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES PARA A REGIÃO NORDESTE: NOVAS AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL BAIANO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 14, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i14.2713. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos