O associativismo como estratégia de reprodução social e econômica: análise comparativa entre a Associação dos Produtores Rurais do Bairro Palmitalzinho em Regente Feijó-SP e a Associação dos Produtores Rurais de Dracena-SP

Autores

  • Ellen Tamires Pedriali Colnago Unesp
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i15.2677

Resumo

As organizações associativas como as de produtores rurais buscam dentre suas atividades, criar condições para a reprodução econômica dos seus associados por meio do oferecimento de serviços e/ou atividades que impliquem em melhorias nas condições de vida desses agricultores familiares. Dessa forma, aproveitando-se de mecanismos como a participação em programas do governo federal, que inclusive incentivam o desenvolvimento local, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), essas associações tem se colocado pelo atual governo como instituições privilegiadas de sua ação pela implantação desse tipo de programa. Todavia, deve-se destacar que algumas associações ainda não participam de programas do governo federal como o PAA, criando assim estratégias próprias, condizentes com as condições locais visando diminuir as dificuldades de acesso a um mercado garantido. Dessa forma será apresentado neste trabalho um estudo comparativo entre duas associações de produtores rurais, uma localizada no Bairro rural de Palmitalzinho, no município de Regente Feijó, e a outra no município de Dracena, ambos na Décima Região Administrativa do Estado de São Paulo, mostrando as estratégias de reprodução adotadas pelos produtores rurais associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Tamires Pedriali Colnago, Unesp

Sou graduanda do curso de Geografia na Unesp de Presidente Prudente. Em 2013 concluí a licenciatura e agora estou cursando o bacharelado. Sou natural do Município de Anhumas-SP aonde moro atualmente. Dentro da Universidade, faço parte do Grupo de Pesquisa Gedra, onde pesquiso na  área de políticas públicas destinadas ao meio rural  mais precisamente os programas de comercialização de alimentos PAA e PNAE, sob orientação da Prof. Dr. Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol.

Publicado

2015-08-27

Como Citar

PEDRIALI COLNAGO, E. T.; DE MEDEIROS HESPANHOL, R. A. O associativismo como estratégia de reprodução social e econômica: análise comparativa entre a Associação dos Produtores Rurais do Bairro Palmitalzinho em Regente Feijó-SP e a Associação dos Produtores Rurais de Dracena-SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 15, p. 16, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v1i15.2677. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2677. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos