A CONSTRUÇÃO INICIAL DO LIMIAR MODERNO SOBRE A REALIDADE E OS SENTIDOS: A DISTINÇÃO ENTRE NATUREZA E HOMEM

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i14.2565

Resumo

Propõe-se com este artigo a exposição da construção inicial das interpretações modernas sobre o universo que, de modo categórico, incide na composição de entendimento que individualiza a natureza e o homem. Neste sentido, cria-se a distinção entre as qualidades primárias e secundárias da matéria, ou seja, o conjunto das coisas reais e o conjunto das ilusões provocadas pela ação da realidade. Tal conjuntura está apresentada a partir da revisão bibliográfica e da correlação entre as formulações epistemológicas de pensadores como Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1571-1630) e Galileu Galilei (1564-1642), figurados no advento da Modernidade. Com isso, pretende-se contribuir com um trabalho de base para o discernimento de estruturações geográficas, caracterizadas nos debates que divergem em Geografia Física e Geografia Humana, evidenciando o processo de estruturação na Modernidade da divisão do objeto da realidade em aspectos físicos e humanos, possibilitando a ampliação das interpretações em relação à questão dicotômica nesta ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista

Graduado em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão, sendo o projeto financiado pela CAPES durante o período de 2011. Atua como docente em nível superior pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - FESB. Leciona Geografia na educação básica nos municípios de Jarinu-SP e Valinhos-SP. Possui experiência nas áreas de Geografia Física, Ensino de Geografia, História e Epistemologia da Geografia e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

VERGES, J. V. G. A CONSTRUÇÃO INICIAL DO LIMIAR MODERNO SOBRE A REALIDADE E OS SENTIDOS: A DISTINÇÃO ENTRE NATUREZA E HOMEM. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 14, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v1i14.2565. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2565. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos