SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CIDADES MÉDIAS: DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS? UM ESTUDO SOBRE O JARDIM CINQUENTÁRIO E O JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP

Autores

  • Adauto Rodrigues de Almeida Júnior
  • Arthur Magon Whitacker

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.239

Resumo

 

O Objetivo deste trabalho é verificar se ocorre segregação socioespacial nos loteamentos Jardim Cinqüentenário e no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente-SP. A análise é feita focando-se questões como o acesso dos moradores destes loteamentos ao centro tradicional de comércio e serviços e aos bens de consumo coletivo. O Jardim Morada do Sol e o Jardim Cinqüentenário possuem características diferentes entre si servindo, portanto, para uma análise comparativa, já que estão localizados em áreas urbanas distintas da cidade de Presidente Prudente. Verificamos, também, diferenças no perfil da população das áreas do entorno desses loteamentos e diferenças no que tange ao processo de urbanização de cada loteamento. Serão estabelecidas análises comparativas entre estes loteamentos e com moradores de um terceiro loteamento, a ser definido, próximo ao centro tradicional da cidade. Portanto, paralelamente, será realizada uma análise da centralidade desta área da cidade sobre os moradores dos loteamentos pesquisados. Os deslocamentos constituem-se em uma importante ferramenta para a verificação do processo de segregação socioespacial, pois a acessibilidade aos espaços de consumo, aos bens de consumo coletivo e aos serviços em geral é uma das principais características definidoras deste processo socioespacial. Foram estabelecidas análises comparativas entre estes loteamentos mostrando, assim, várias diferenças e algumas semelhanças no que se relaciona aos deslocamentos e como a segregação socioespacial é sentida pelos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-01-21

Como Citar

JÚNIOR, A. R. de A.; WHITACKER, A. M. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CIDADES MÉDIAS: DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS? UM ESTUDO SOBRE O JARDIM CINQUENTÁRIO E O JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.239. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/239. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)