A INTERMODALIDADE NA EUROPA E NO BRASIL: O PORTO DE PEDERNEIRAS-SP COMO PONTO NODAL

Autores

  • Nelson Fernandes Felipe Junior
  • Márcio Rogério Silveira

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.237

Resumo

 

A globalização se caracteriza pela existência de espaços mutantes, que são decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, a produção do espaço e da paisagem, a partir das forças produtivas, conduz a um aumento da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos públicos e privados são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Tal fato caracteriza as diferentes realidades brasileira e européia no que tange à integração dos diferentes modais de transporte de cargas e passageiros, bem como as políticas do setor. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias e a integração de diferentes territórios.

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Publicado

2011-01-21

Como Citar

JUNIOR, N. F. F.; SILVEIRA, M. R. A INTERMODALIDADE NA EUROPA E NO BRASIL: O PORTO DE PEDERNEIRAS-SP COMO PONTO NODAL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.237. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/237. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos