OS PROCESSOS EDUCACIONAIS E A QUESTÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS – NOTAS DE UMA PESQUISA

Patrícia Lima Silva, Luís Antonio Barone

Resumo


O trabalho é resultado de uma pesquisa dedicada a compreender os processos de integração social, política e econômica das populações instaladas em Projetos de Assentamentos no Pontal do Paranapanema, tendo o município de P. Venceslau como estudo de caso. Enfocou-se a problemática da educação formal da população infantil e adolescente moradora nos assentamentos, buscando-se compreender as tensões que se expressam através do processo de socialização e ressocialização das populações assentadas a partir dos temas da educação e ressocialização de jovens . Para tanto investigouse os projetos e as práticas pedagógicas das escolas que atendem à população assentada - tanto no interior do assentamento como nas escolas da cidade -, bem como as aspirações dos jovens e adultos participantes dos diferentes programas educacionais.


Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.229

Direitos autorais

 ISSN: 1984-1647

E-mail para contato: geoatos.editorial@gmail.com

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

  

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS

  BASE LogoResultado de imagem para PERIÓDICOS CAPESResultado de imagem para sumarios.orgThumbnailResultado de imagem para redib

 
 Resultado de imagem para DRJI                                                    Resultado de imagem para MIAR INDEXADORResultado de imagem para latindexResultado de imagem para google scholar Resultado de imagem para J4F INDEXADOR