OS PROCESSOS EDUCACIONAIS E A QUESTÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS – NOTAS DE UMA PESQUISA

Autores

  • Patrícia Lima Silva
  • Luís Antonio Barone

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.229

Resumo

O trabalho é resultado de uma pesquisa dedicada a compreender os processos de integração social, política e econômica das populações instaladas em Projetos de Assentamentos no Pontal do Paranapanema, tendo o município de P. Venceslau como estudo de caso. Enfocou-se a problemática da educação formal da população infantil e adolescente moradora nos assentamentos, buscando-se compreender as tensões que se expressam através do processo de socialização e ressocialização das populações assentadas a partir dos temas da educação e ressocialização de jovens . Para tanto investigouse os projetos e as práticas pedagógicas das escolas que atendem à população assentada - tanto no interior do assentamento como nas escolas da cidade -, bem como as aspirações dos jovens e adultos participantes dos diferentes programas educacionais.

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Como Citar

SILVA, P. L.; BARONE, L. A. OS PROCESSOS EDUCACIONAIS E A QUESTÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS – NOTAS DE UMA PESQUISA. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 107–128, 2010. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.229. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/229. Acesso em: 24 abr. 2024.

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