A INFLUÊNCIA DA GEOGRAFIA TEORÉTICA-QUANTITATIVA NA TRANSFORMAÇÃO TEÓRICA DO CONCEITO DE NATUREZA EM RECURSOS NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tulio Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.220

Resumo

O presente trabalho é resultado dissertação de mestrado cujo objetivo principal é analisar os livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental quanto ao emprego e utilização do conceito de natureza. Nesse trabalho identifica-se a transformação do conceito de natureza entendido pela Nova Geografia como recursos naturais, ou seja, a natureza está inserida na lógica capitalista, logo a mesma era compreendida cientificamente desde que tivesse uma aplicação prática. Segundo a metodologia quantitativista a natureza é importante para o desenvolvimento econômico da região ou mesmo do país cujos elementos são explorados. Procuramos apontar nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental pontos importantes que identificassem a lógica da exploração capitalista da natureza justificada conceitualmente como recursos naturais. Para isso analisamos os livros didáticos da Quinta Série do Ensino Fundamental dos respectivos autores: Sene e Moreira (Trilhas da Geografia); Diamantino, Douglas e Marcos (Geografia: Ciência do Espaço); Araújo, Guimarães, Ribeiro (Construindo a Geografia). Assim, identificamos em alguns dos livros citados anteriormente uma postura conceitual quanto à natureza enquanto recursos naturais, conseqüentemente para os alunos há uma transferência teórica falaciosa da natureza como objeto para ser explorado livremente pelo homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARBOSA, T. A INFLUÊNCIA DA GEOGRAFIA TEORÉTICA-QUANTITATIVA NA TRANSFORMAÇÃO TEÓRICA DO CONCEITO DE NATUREZA EM RECURSOS NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 76–89, 2010. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.220. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/220. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos