ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS NOTURNAS DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM UM EPISÓDIO DE VERÃO NO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO-SP

Autores

  • Gabriela Narcizo de Lima
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i10.217

Resumo

 

O município de Teodoro Sampaio localiza-se no extremo Oeste do Estado de São Paulo à 22º31'57" de latitude sul e 52º10'03" de longitude Oeste, estando a uma altitude média de 321 metros, e integrando a região conhecida como Pontal do Paranapanema. O objetivo da pesquisa foi avaliar as diferenças de temperatura e umidade relativa do ar entre a zona rural e urbana do município de Teodoro Sampaio, em três horários do período noturno (19h, 21h e 23h), decorrentes do tipo de uso e ocupação do solo, a fim de detectar a geração de um clima próprio das áreas urbanas, ou seja, o clima urbano. Para isso, foram coletados dados de temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica e precipitação em 28 dias do mês representativo do verão (fevereiro de 2007) em um ponto característico do meio urbano e outro do rural. A metodologia consistiu na instalação de duas estações meteorológicas automáticas, sendo uma na área densamente construída de Teodoro Sampaio e outra na Sede do Parque Estadual do Morro do Diabo. Foram realizadas análises dos sistemas atmosféricos regionais, por meio das imagens do satélite GOES, nos dias de registro dos elementos do clima. O mês de fevereiro, típico de verão, apresentou muitas chuvas, decorrentes da atuação de quatro sistemas frontais e duas ZCAS ao longo do mês. As temperaturas não variaram muito, sofrendo pequenas quedas, apenas nos episódios de atuação das Frentes Frias e da Massa Polar Tropicalizada. As maiores diferenças ocorreram ás 21h, quando se atingiram as máximas do período analisado, com valores de 5,7ºC e 39%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

NARCIZO DE LIMA, G.; DE COSTA TRINDADE AMORIM, M. C. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS NOTURNAS DOS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM UM EPISÓDIO DE VERÃO NO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO-SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 10, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v1i10.217. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/217. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos